Indaiatuba pela primeira vez em sua história, participa da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos


- -

Entre os dias 27 e 30 de setembro de 2006, o município de Indaiatuba – SP, participou pela primeira vez da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, em sua 8ª edição. Por iniciativa da GABRIEL – Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural, organização não governamental que atua desde 1999 e com o apoio da Prefeitura, através do Prefeito Sr. José Onério, Câmara Municipal e Empresas locais, a Campanha distribuiu 130.000 folhetos explicativos que foram distribuídos na praça de pedágio local, unidades de saúde, hospitais, shopping e comércio.

Durante a abertura que aconteceu na Câmara Municipal, contamos com a presença das seguintes autoridades: Dr. Luiz Carlos Chiaparine, Secretário de Saúde, Sr. Maurício Baroni, Presidente da Câmara, Dr. Túlio José Tomass do Couto, médico e vereador. Esteve presente à abertura o Dr. Helder José Lessa Zambelli, coordenador da OPO-UNICAMP que falou sobre a situação dos transplantes no país.

Na mesma oportunidade, a presidente da GABRIEL, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, anunciou o resultado de pesquisa elaborada por alunos da Faculdade UNOPEC que entrevistaram 1290 pessoas da cidade sobre suas principais dúvidas e receios sobre esse tema. Esses dados servirão para nortear os próximos passos da CDOTI - Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos de Indaiatuba, formada por membros indicados dos Hospitais locais, da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, APM, OAB e da GABRIEL.

Em momento emocionante ao som do Coral dos alunos do Colégio Objetivo e dando início a um ato inter-religioso, foram prestadas homenagens ao Sr. Izaltino Correia de Toledo Neto, doador vivo de fígado, não relacionado, que recebeu flores de sua receptora, Da. Raquel Ambiel, transplantada de fígado, ambos recém operados no Hospital Albert Einstein em S.Paulo.

Fazendo parte ainda da programação, foram realizadas palestras dirigidas à população e aos profissionais de saúde, com apresentação do Sr. Edil Vidal, Administrador do Banco de Olhos de Sorocaba, Dr. Adriano Fregonezi da UNICAMP, Dr. Marcelo Pinelli, nefrologista e intensivista, Dr. Luiz Antonio da Costa Sardinha e Dr. Venâncio Pereira Dantas Filho, neurologistas da UNICAMP.

Para o encerramento da Campanha no dia 30 de setembro, a população se uniu para uma “Caminhada pela Vida”, nas ruas centrais da cidade, para lembrar a todos sobre a importância desse ato de amor e solidariedade que salva vidas.

A união de todos e principalmente à equipe organizadora formada pelas enfermeiras, Josiane Freire, Maria Elidia Picarelli, Lucilene Codato, Rita de Cassia Vaz e Dr. Tulio J. Tomass do Couto, Prof. Virgilio Panzetti, Maria Inês Carvalho e Valdir de Carvalho, tornaram possível a realização desse importante evento, que inicia uma nova fase em Indaiatuba, fazendo com que a cidade passe a fazer parte do movimento de solidariedade, tornando-se, como lembra o logotipo da campanha deste ano, mais uma peça do imenso “quebra-cabeça” da união de todos pela melhoria da condição dos transplantes em nosso país.