Nossas atividades em 2010


Campanhas realizadas

As Campanhas anuais são sempre realizadas em datas próprias e obedecem à programação estabelecida para cada assunto. As campanhas incluem a confecção de material informativo novo, divulgação nos meios de comunicação e marcam o início de nova fase de eventos e palestras.

III Campanha Municipal de Prevenção dos Defeitos do Tubo Neural –

- Semana de 8 de março e semana do Dia das Mães

Realizada nos meses de março e maio com distribuição de folhetos e cartazes nas unidades básicas de saúde, hospitais, clínicas, comércio e escolas.

Firmada a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba para implantação de protocolo clínico para a indicação da prescrição da vitamina B-9 ou ácido fólico, direcionado para mulheres em idade reprodutiva e que façam uso da rede pública de saúde do município.

No ano de 2011 e após a implantação efetiva na rede pública o procedimento deverá ser estendido na rede particular de saúde.

XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

– Semana de 27 de setembro

Iniciada em 30 de setembro com a abertura solene da campanha na Câmara Municipal de Indaiatuba com presença de autoridades, imprensa e convidados com a realização de cerimônia de homenagem entre familiares de doadores locais e transplantados e apresentação do material de divulgação da campanha. Foram confeccionados 30.000 folhetos, 300 cartazes, 5 outdoors, 400 botons comemorativos do 10º ano de existência da organização.

III Campanha Municipal de Incentivo ao Cadastramento de Doadores de Medula Óssea

– Semana de 1º de outubro

Iniciada em 30 de setembro com a confecção de 30.000 folhetos explicativos, 300 cartazes, 5 outdoors, banners, e início de ciclo de palestras.

1º Trote Solidário da FATEC- ID

Indaiatuba, Centro Paula Souza

Evento realizado em parceria com a FATEC-ID que adotou, a partir desta experiência, a doação de órgãos e tecidos como característica do trote solidário aplicado nos novos alunos.  

Os calouros foram recepcionados com uma pequena mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos e receberam informações através de palestra com conversa aberta com os Diretores da GABRIEL, onde suas dúvidas foram esclarecidas no intuito de informar e conscientizar o novo aluno.

Após as informações os alunos foram convidados a multiplicar as informações recebidas através do seu envolvimento com a causa, propiciando agendamento de novas palestras que são sempre ministradas pela GABRIEL.

Foram recepcionados 320 calouros, confeccionados cerca de 500 Cartões do Doador em parceria com o BOS – Banco de Olhos de Sorocaba e realizadas diversas palestras a partir do agendamento feito pelos alunos.

A equipe vencedora do curso de Logística recebeu como premiação da comissão do Trote Solidário da FATEC, jantar na Churrascaria Jatobá.

Outras Campanhas de Divulgação

As Campanhas são realizadas com a finalidade de esclarecer a população através da distribuição de material informativo e esclarecimentos individuais, bem como, confecção do Cartão do Doador do BOS - Banco de Olhos de Sorocaba.

Clube Nove de Julho
– Evento realizado por empresários locais em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Dia Internacional do Combate à Diabetes
– Evento realizado em parceria com a Associação de Diabetes Sempre Amigos e Secretaria Municipal de Saúde.

Venturus Centro de Inovação Tecnológica
– Evento realizado em parceria com o BOS e em conjunto com o Hemocentro da UNICAMP durante a realização da Campanha de Doação de Sangue junto aos funcionários da empresa.

Volkswagen do Brasil – unidade de São Carlos
– Evento realizado junto aos funcionários dos 3 turnos da empresa que também recebeu a 2ª Mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos com obras do acervo da GABRIEL.

Evento Ciclístico – Taça Ayrton Senna
– Evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através do CEREST – Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador e Secretaria Municipal de Esportes.

Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
– Evento aberto à comunidade oferecendo diversas atividades à população

Ação Total
– Evento organizado pela Prefeitura de Indaiatuba que oferece diversos serviços à população tais como confecção de documentos e informações sobre saúde, habitação, cidadania, etc.

Associação Filantrópica Assistencial São Francisco de Assis
– Participação em todos os eventos promovidos pela entidade assistencial com distribuição de material informativo, confecção do cartão do doador e sorteio de camisetas e calendários.

Domingo da Mama em Maio, Domingo Brasileiro em Junho, Domingo Gaúcho – Setembro e Domingo Mineiro – Novembro

Palestras Realizadas

Doação de Órgãos e Tecidos

As palestras são realizadas através de apresentação em Power Point contendo esclarecimento sobre Doação de Órgãos e Cadastramento de Doadores de Medula Óssea através da exibição de filmes e de esclarecimento das dúvidas dos ouvintes além de distribuição de material informativo. Ao final são sorteados brindes (camisetas, botons e calendários) entre os participantes. As palestras são solicitadas pelos interessados através de contato telefônico ou indicação da ABTO. Durante o exercício de 2010 participaram cerca de 1.200 pessoas.

3º Encontre-se da FATEC –  Hotel San Raphael de São Paulo

Caixa Econômica Federal – Agência Centro Indaiatuba

CAMPI – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba – Início de turmas a cada semestre

Centro de Referência da Assistência Social - CRAS – Projeto Projovem

Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - Projeto Tesoura Mirim

Faculdade Anchieta – Jundiaí

Faculdade Anhanguera – Indaiatuba – várias turmas

Faculdade Max Planck

FATEC – Faculdade de Tecnologia Centro Paula Souza

Lions Clube do Brasil - Projeto Tesoura Mirim

Mann+Humell do Brasil

Rotaract Clube de Indaiatuba

SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba

Mais Ações

Pesquisa sobre Doação de Órgãos

– Realizada através de parceria com a FATEC Indaiatuba, através dos alunos da disciplina de Pesquisa e Análise de Mercado do curso de Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing e SPOT Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da Unicamp. O objetivo primário da pesquisa é identificar quais as barreiras que dificultam as pessoas de se tornarem doadoras de órgãos. Foram entrevistadas 3200 pessoas em 27 municípios e os resultados podem ser obtidos no site, clique aqui para conferir.

Implantação de Protocolo Clínico para prevenção dos Defeitos do Fechamento do Tubo Neural

– Formalização junto à Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba de implantação do protocolo clínico para introdução da vitamina B-9 (ácido fólico) para mulheres em idade reprodutiva, anterior à concepção. Atualmente a recomendação é feita apenas durante o pré-natal.

Participação em Programas de Rádio e TV

Programa Papo de Mãe – TV Brasil – 26 de dezembro

Programa EPTV Comunidade – EPTV - Transplante de Medula Óssea

Programa Dárcio Arruda – TV + – 12 de julho

Rádio Jornal – Programa Rosa Choc – diversas datas

Rádio Jornal – Programa Ademar Braitt – diversas datas

Rádio CBN – Campinas – Jornalista Valter Sena - diversas datas

Rádio Vale do Paraíba – Jornalismo

Rádio Rainha do Sol Indaiatuba- diversas datas

Eventos para promoção da sustentabilidade

2ª Noite Beneficente do Flash Back – 24 de julho no Espaço Deck em Indaiatuba

Peça Teatral “Adão e Eva – Tempo de Viver” – Apresentação no Teatro Deco-20 em 20 de outubro.

Participação em cursos

III ENCIHDOTT – Encontro Nacional de Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes realizado no Royal Palm Plaza de Campinas nos dias 24 e 25 de novembro sob patrocínio do Sistema Nacional de Transplantes e organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein

Parcerias

Apoio Financeiro

- No ano de 2010 tivemos como apoiadores financeiros aos projetos, as empresas abaixo relacionadas:

Faculdades Max Planck – Polis Educacional - HAOC Saúde - Hospital Santa Ignês - Instituto Thompson - Laboratório de Análise Clínicas Dra. Edna Jaguaribe - Marquinhos Tintas - Milani Terraplanagem - MTR Martiterra - Novartis Biociências - Portobello Shopp - Relthy Cápsulas Moles - Supermercados PagueMenos - Unimed Campinas

Apoio em projetos, campanhas e/ou logística

ABTO – Associação Brasileira de Transplantes - Atenas Assessoria Contábil - BOS – Banco de Olhos de Sorocaba - Exprint Cartuchos - FATEC Indaiatuba – Centro Paula Souza - GFB Soluções em TI - Glaz Assessoria - Soluções em Vidros - KPME Marketing e Eventos - Secretaria de Saúde de Indaiatuba - Serviço de Procura de Órgãos da Unicamp - Valdir de Carvalho Produções Artísticas

Atividades Conjuntas

O nosso envolvimento com a saúde não se restringe tão somente as áreas de atuação propostas em nosso estatuto. Abaixo seguem algumas das atividades paralelas desenvolvidas.
Colaboração com a criação de algumas leis municipais para o fortalecimento de questões como: inserção de campanhas de incentivos à doação de órgãos e tecidos e de saúde da mulher no calendário oficial do município de Indaiatuba.

Contribuição na elaboração das seguintes leis municipais:

Lei nº 4911 de 09/05/2006 que altera dispositivos da Lei 4214 de 25/06/2002 que institui política municipal de incentivo à doação de sangue, órgãos e tecidos;

Lei nº 5015 de 13/11/2006 que estabelece a obrigatoriedade da constituição de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes em Hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 60 leitos.

Lei nº 5.339 de 30/04/2008 que institui no município a Campanha para prevenção de má formação do tubo neural e anencefalia.

Lei nº 5.568 de 27/05/2009 que dispões sobre a instituição e implantação do Dia Municipal para Incentivo e Cadastramento de Doadores de Medula Óssea.

Lei nº 5.658 de 28/10/2009 que altera o art. 3º da Lei 2.957 de 11/096/93 que autoriza o executivo municipal a custear as despesas de funeral de doadores de órgãos.

Lei nº 5.752 de 10/05/2010, que dispõe sobre o atendimento preferencial e prioritário aos doadores de órgãos humanos e tecidos humanos em estabelecimentos comerciais, bancários, de serviços e similares do município.

Participação dos diretores da organização como membros do Conselho Municipal de Saúde e como comissários da CIST – Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador que norteia as ações propostas pelo CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
Criação da CIDOTI – Comissão Intersetorial de Doação de Órgãos e Tecidos de Indaiatuba.  A partir de aprovação do Conselho Municipal de Saúde foi criada a referida comissão que envolve diversos segmentos da sociedade civil que irão atuar como controle social das ações necessárias ao desenvolvimento do incentivo à doação e sistema de captação de órgãos no município.
Participação em diversos grupos de trabalho desenvolvidos pelo serviço público de saúde
Criação da célula de Indaiatuba do projeto Parceiro Social que tem como objetivo a formação de rede de cooperação entre as diversas entidades filantrópicas do município.   
Participação de seus Diretores como Conselheiros Municipais de Saúde no período de 2010 a 2013.