Nossas atividades em 2011


Campanhas realizadas

As Campanhas anuais são sempre realizadas em datas próprias e obedecem à programação estabelecida para cada assunto. As campanhas incluem a confecção de material informativo novo, divulgação nos meios de comunicação e marcam o início de nova fase de eventos e palestras.

IV Campanha Municipal de Prevenção dos Defeitos do Tubo Neural

Agosto - Início da implantação do projeto como política pública municipal. As unidades escolhidas em parceria com a Secretaria de Saúde como unidades “piloto” são as do Parque Corolla e Unidade de Saúde da Mulher no Jd. Morada do Sol. Foram confeccionados 10.000 folhetos informativos, 300 cartazes, 5 outdoors e 5 banners. Veja página.

XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Iniciada em 27 de setembro com a abertura solene da campanha na Câmara Municipal de Indaiatuba foi realizada cerimônia de homenagem entre familiares de doadores locais e transplantados. Foram confeccionados 40.000 folhetos, 400 cartazes, 100 camisetas, 5 outdoors, 8 banners para uso permanente das principais unidades de saúde. O material informativo é distribuído entre unidades de saúde, hospitais locais, escolas e durante palestras e eventos. Veja página.

IV Campanha Municipal de Incentivo ao Cadastramento de Doadores de Medula Óssea

Realizada em parceria com a FATEC Indaiatuba e Hemocentro da UNICAMP a ação cadastrou no dia 14 de maio mais 131 novos doadores a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea.  A ação fez parte do projeto “Trote Solidário Daí Bixo! Doação de Órgãos e Tecidos. Veja página.

Trote Solidário DAÍ BIXO – Doação de Órgãos e Tecidos

Evento realizado em parceria com a FATEC-ID que adotou desde 2010, o incentivo à doação de órgãos e tecidos como característica do trote solidário aplicado aos novos alunos. Veja página.
Os calouros são recepcionados com uma pequena mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos e recebem informações através de palestra com conversa aberta com os Diretores da GABRIEL, onde suas dúvidas são esclarecidas no intuito de informar e sensibilizar o novo aluno.
Após as informações os alunos são convidados a multiplicar as informações recebidas através do seu envolvimento com a causa, propiciando agendamento de novas palestras e ações de sensibilização sempre acompanhadas pela GABRIEL.
Em 2011 cerca de 700 calouros participaram da ação apresentando o seguinte resultado:
Confecção de cerca de 1200 cartões do doador emitidos pelo BOS – Banco de Olhos de Sorocaba
Cadastramento de 131 novos doadores de medula junto ao REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula
Ações de sensibilização nos Supermercados Paguemenos, Carrefour, Sumerbol e Tenda.

Outras Campanhas de Divulgação

As Campanhas são realizadas com a finalidade de esclarecer a população através da distribuição de material informativo e esclarecimentos individuais, bem como, confecção do Cartão do Doador do Banco de Olhos de Sorocaba.
Dia Internacional do Combate à Diabetes – Evento realizado em parceria com a Associação de Diabetes Sempre Amigos e Secretaria Municipal de Saúde. Veja as fotos
Evento Ciclístico – Taça Ayrton Senna– Evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através do CEREST – Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador e Secretaria Municipal de Esportes.
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba– Evento aberto à comunidade oferecendo diversas atividades à população
Caminhada pela Vida da XIII Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos – Caminhada e ações de saúde com informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Veja mais.
Circuito Cidadão – realização do SESI e EPTV em 08 de outubro com participação de cerca de dez mil pessoas que tiveram acesso à informações e serviços de saúde entre outros. Veja as fotos
Dia Mundial de Segurança Alimentar – realizado em 14 de outubro na Pça Prudente de Moraes promovido pela Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Indaiatuba
Ação Global / Esporte e Cidadania – realização SESI e EPTV em 26 de novembro com participação de cerca de trinta mil pessoas que tiveram acesso à informações e serviços de saúde entre outros. Veja as fotos
Associação Filantrópica Assistencial São Francisco de Assis – participação em todos os eventos promovidos pela entidade assistencial com distribuição de material informativo, confecção do cartão do doador e sorteio de camisetas e calendários. Domingo Brasileiro em junho, Domingo Gaúcho em setembro e Domingo Mineiro em Novembro. Veja as fotos

Palestras Realizadas

Doação de Órgãos e Tecidos - As palestras são realizadas através de apresentação em Power Point contendo esclarecimento sobre Doação de Órgãos e Cadastramento de Doadores de Medula Óssea através da exibição de filmes e de esclarecimento das dúvidas dos ouvintes além de distribuição de material informativo. Ao final são sorteados brindes (camisetas, botons e calendários) entre os participantes. As palestras são solicitadas pelos interessados através de contato telefônico ou indicação da ABTO. Durante o exercício de 2011 participaram cerca de 1.500 pessoas.

CAMPI – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba – Início de turmas a cada semestre
Centro de Referência da Assistência Social - CRAS – Projeto Projovem
Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - Projeto Tesoura Mirim
Faculdade Anhanguera Indaiatuba – Incentivo à doação de órgãos e tecidos
Faculdade Anhanguera Indaiatuba – Prevenção de Malformações Congênitas na Semana Cientifica de Fisoterapia
Faculdade Anhanguera Campinas – aula magna para recepção de calouros Veja as fotos
Faculdade Max Planck
FATEC Indaiatuba – Palestras sobre doação de órgãos e Prevenção de Malformações Congênitas
FATEC Itú – Faculdade de Tecnologia Centro Paula Souza
Lions Clube do Brasil - Projeto Tesoura Mirim
Rotary Clube de Indaiatuba
A. Raymond Brasil Ltda
Projeto Mulheres em Ação

Ações

Pesquisa sobre Ácido Fólico na Prevenção de Malformações Congênitas – Realizada através de parceria com a FATEC Indaiatuba, através dos alunos da disciplina de Pesquisa e Análise de Mercado do curso de Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing. Com o objetivo de avaliar o grau de conhecimento da população de Indaiatuba sobre malformação fetal e a importância da vitamina B-9 para sua prevenção. Foram entrevistadas 1800 pessoas em Indaiatuba e região. Os resultados podem ser obtidos no site www.gabriel.org.br
Implantação de Protocolo Clínico para prevenção dos Defeitos do Fechamento do Tubo Neural – Início da implantação do protocolo clínico para introdução da vitamina B-9 (ácido fólico) para mulheres em idade reprodutiva, anterior à concepção. Foi escolhida como piloto para a implantação a unidade de saúde do Parque Corolla.

Participação em Programas de Rádio e TV

Rádio Jornal – Programa Rosa Chock – diversas datas
Rádio Jornal – Programa Ademar Braitt – diversas datas
Rádio CBN – Campinas - Jornalista Valter Sena
Rádio Vale do Paraíba – Jornalismo
Rádio Canção Nova – Jornalismo
Programa Conexão - Jornalismo Rio de Janeiro

Eventos para promoção da sustentabilidade

Noite da Máfia Solidária – realizada pelo Rotary Indaiatuba Votura, o evento proporciona parte da renda da bilheteria para atender as necessidades de três entidades beneficentes. A GABRIEL foi uma das escolhidas e recebeu equipamentos de informática (computador , Wireless e Nobreak)
Venda de Calendários “Salão de Humor sobre Doação de Órgãos” – Elaborado pela Novartis Biociências com imagens cedidas do acervo do 1º Salão nacional de Humor sobre Doação de Órgãos da GABRIEL parte dos calendários recebidos como contrapartida são oferecidos à venda no início do ano. O material também é distribuído gratuitamente durante palestras e ações de saúde.

Participação em cursos e eventos de saúde

Curso de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde – Universidade Federal de Minas Gerais – Curso à distância realizado através de plataforma moodle do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais de Saúde no período de 28 de março a 29 de julho com carga horária de 100 horas.
I Fórum de Debates sobre Saúde Pública da RMC – realizado no dia 12 de agosto na PUC II Campinas.
Conferência Municipal de Saúde de Indaiatuba – realizado em 02 de julho no município de Indaiatuba para escolha de temas e indicação de delegados para a fase regional.
Conferência Regional de Saúde – realizado em 05 de agosto para debate dos assuntos aprovados na fase municipal e indicação dos delegados para a fase nacional.
Conferência Municipal em Segurança Alimentar – realizado em 14 de julho para escolha de temas e indicação de representantes para a fase estadual. Conferência Estadual em Segurança Alimentar – realizado em 22 de julho para aprovação dos temas municipais e indicação de delegados para a fase nacional.

Certificações

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011 – Os projetos “Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos” e “Trote Solidário e a Doação de Órgãos e Tecidos” receberam a certificação em 23 de setembro e passaram a compor o Banco de Tecnologias Sociais do Banco do Brasil.
Veja mais detalhes

Parcerias

Apoio Financeiro - No ano de 2011 tivemos como apoiadores financeiros aos projetos, as empresas abaixo relacionadas:

Exsa Incorporações - Faculdades Max Planck – Polis Educacional - HAOC Saúde - Hospital Santa Ignês - Instituto Thompson - Laboratório de Análise Clínicas Dra. Edna Jaguaribe - Novartis Biociências - Portobello Shopp - Relthy Cápsulas Moles - upermercados Paguemenos - Unimed Campinas

Apoio em projetos, campanhas e/ou logística

ABTO – Associação Brasileira de Transplantes - Atenas Assessoria Contábil - BOS – Banco de Olhos de Sorocaba - Exprint Cartuchos - FATEC Indaiatuba – Centro Paula Souza - GFB Soluções em TI - KPME Marketing e Eventos - Secretaria de Saúde de Indaiatuba - Fundação Pró-Memória de Indaiatuba - Serviço de Procura de Órgãos da Unicamp - Valdir de Carvalho Produções Artísticas