XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos


Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos esclarece centenas de pessoas sobre Doenças Renais


- -

A GABRIEL em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba realizou no dia 03 de outubro o início da XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.
O tema "Doenças Renais - Prevenir é o melhor remédio" foi escolhido neste ano pela Organização para ser trabalhado junto à população.
A abordagem tem como objetivo a prevenção das doenças renais que são responsáveis por muitos casos de pessoas entrarem para a fila de transplante renal, a maior do país.
Ações simples como controle de diabetes e hipertensão podem ajudar a diminuir o número de pacientes renais crônicos.
Numa parceria com a Clínica Thompson de Hemodiálise foram confeccionados 20.000 folhetos informativos sobre o assunto.
Além da Clínica, foram convidados a participar do evento realizado na Praça Prudente de Morais, centro de Indaiatuba, a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba que em conjunto com a DROGASIL realizou 165 testes de glicemia.
O Colégio Técnico de Enfermagem - CETEC esteve no dia aferindo a pressão das centenas de pessoas que circulavam no local.
As pessoas que tiveram os resultados alterados foram orientadas a procurar a rede pública de saúde ou seu médico de família e alertadas sobre os riscos da falta de controle dessas patologias.
A Campanha conseguiu, através de seus voluntários, orientar centenas de pessoas além de esclarecer sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
Muitas pessoas manifestaram nesse dia o seu desejo em se tornarem doadores, através da confecção do Cartão do Doador do BOS - Banco de Olhos de Sorocaba, presente também no local.
Foram confeccionados 50.000 folhetos e 500 cartazes em parceria com a Secretaria de Saúde local que estão sendo distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família, Prefeitura, Serviços e Autarquias Municipais, Hospitais, Escolas, Faculdades e do Comércio em geral.
O trabalho da GABRIEL continua durante todo o ano através de palestras em escolas, igrejas, empresas e associações.
Essa ação é direcionada para toda região de Campinas e a associação atende a todas as solicitações, incluindo às fora do município.
Mantemos sempre este canal de comunicação através de nosso site que recebe uma média de 8.500 visitas por mês e responde a centenas de consultas sobre as questões que geram dúvidas entre a população.