XIII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos


Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos esclarece centenas de pessoas sobre Doenças Renais

A GABRIEL em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba realizou no dia 27 de setembro de 2011 o início da XIII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Esta Campanha tem acontecido em Indaiatuba - SP todos os anos desde 2006 conforme a Lei Municipal nº 4.911 de 09 de maio de 2006, que institui a política municipal de incentivo à doação de órgãos e tecidos.

A Campanha tem por finalidade sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

O Brasil continua a ser um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Mais de 90% dos procedimentos são totalmente pagos pelo Sistema Único de Saúde.

Em 2010, o número de doadores de órgãos foi 11% maior do que em 2009, segundo a ABTO (Associação de Brasileira de Transplante de Órgãos).

Foram 1.842 doadores com órgãos transplantados. É a maior média da história. O número total de transplantes feitos no Brasil teve um aumento de 6,5%. Os tipos que mais tiveram aumento foram os transplantes de rim e de fígado. Segundo a ABTO, São Paulo é o Estado com maior proporção de doadores. A região Norte é a que tem menos doações.

Também em 2010 a GABRIEL em parceria com a FATEC Indaiatuba realizou uma pesquisa sobre o assunto onde foram ouvidas 3.200 pessoas, na maioria dentro da Região Metropolitana de Campinas, cujo resultado mostra que a população ainda tem muito a ser esclarecida para que haja a conscientização no momento da decisão pela doação de órgãos e tecidos.

A pesquisa apresentou 20 questões aos entrevistados e estão publicadas no site www.gabriel.org.br. Porém, 3 questões mostram bem a fragilidade do conhecimento da população. Quando o entrevistado é indagado se é doador de órgãos, 51% declararam que sim enquanto 49% que não. Quando perguntado se teria conhecimento sobre o tema apenas 8% declarou que possuía conhecimento “muito bom” e 29% como “bom” o que representa 37% dos entrevistados. Os demais declararam conhecimento razoável, pouco e nenhum. Podemos com isso considerar que não possuem conhecimento a respeito, significando que 63% dos entrevistados desconhecem o assunto.

Outra questão importante a ser considerada é a falta de políticas públicas na atenção básica em saúde no trabalho de prevenção das doenças.

Após análise da pesquisa é fato que ainda uma das principais negativas familiares para a doação prende-se ao fato da falta de informação e conhecimento sobre o assunto, sendo inquestionável a necessidade de se efetuar campanhas e projetos de educação continuada junto à população.

Com essa visão a campanha adotada pela GABRIEL obedece aos moldes da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos instituída pela ABTO Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e do Ministério da Saúde, tem como base para início de cada campanha a data de 27 de setembro, Dia Nacional do Doador de Órgãos.

A Campanha conseguiu, através de seus voluntários, conseguiu orientar centenas de pessoas além de esclarecer sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Muitas pessoas manifestaram nesse dia o seu desejo em se tornarem doadores, através da confecção do Cartão do Doador do BOS - Banco de Olhos de Sorocaba, presente também no local.

Foram confeccionados 40.000 folhetos e 400 cartazes em parceria com a Secretaria de Saúde local que estão sendo distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família, Prefeitura, Serviços e Autarquias Municipais, Hospitais, Escolas, Faculdades e do Comércio em geral.

O trabalho da GABRIEL continua durante todo o ano através de palestras em escolas, igrejas, empresas e associações.

Essa ação é direcionada para toda região de Campinas e a associação atende a todas as solicitações, incluindo às fora do município.

Mantemos sempre este canal de comunicação através de nosso site que recebe uma média de 8.500 visitas por mês e responde a centenas de consultas sobre as questões que geram dúvidas entre a população.

Apoiadores e Parceiros

Com a iniciativa da GABRIEL, a realização deste projeto só foi possível devido ao empenho de nossos, Apoiadores e Parceiros


Apoio