XI Congresso Brasileiro de Transplantes - Recife


Mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos no XI Congresso Brasileiro de Transplantes


Com a finalidade de mostrar uma nova forma de comunicação para ajudar na conscientização da população e profissionais de saúde sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, a GABRIEL levou parte da mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos para o XI Congresso Brasileiro de Transplantes em Recife - PE.

A iniciativa, inédita no país, surgiu da necessidade da organização em utilizar novas ferramentas para trabalhar a causa da doação de órgãos.

Através de uma conversa entre nossos fundadores, o casal Maria Inês e Valdir de Carvalho e um de seus colaboradores Mario Dimov Mastrotti, artista gráfico e cartunista, surgiu a idéia de promover um salão de humor que abordasse o assunto.
A princípio, os organizadores acreditavam que receberiam poucos trabalhos por se tratar de um assunto possivelmente difícil para se abordar através do humor, mas resolveram apostar mesmo assim na criatividade dos artistas gráficos do país.
E assim foi lançado o 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos no dia 15 de abril e 2008, data em que foram abertas as inscrições em 4 categorias do humor gráfico: Cartum, Charge, Caricatura e História em Quadrinho.
Quando as inscrições foram encerradas em 30 de junho, 250 trabalhos haviam sido inscritos.
Os organizadores se surpreenderam então com a qualidade dos trabalhos recebidos e perceberam que tinham em mãos uma fonte rica de abordagens sobre o tema e que poderiam ser trabalhados pela organização para incentivar a doação de órgãos através de seu material de divulgação, palestras, campanhas, novas exposições, etc.
Foram selecionados 120 obras que participaram da exposição e dentre eles foram escolhidas os ganhadores de cada categoria.
A comissão julgadora foi composta por Dra. Marilda Mazalli - Nefrologista da UNICAMP representante da ABTO, Dr. Luiz Antonio da Costa Sardinha - Neurologista e membro da Organização de Procura de Órgãos da Unicamp, Marcelo Cerdan - Superintendente da Fundação Pró-Memória, Mario Mastrotti - Editor e cartunista, Moacir Torres - Editor e cartunista, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho e Valdir de Carvalho - Presidente e Diretor Executivo da GABRIEL.
A Exposição do Salão de Humor ficou aberta em Indaiatuba de 15 de julho 2008 à 15 de janeiro de 2009 com absoluto sucesso de público.
Durante a mostra em Recife, os participantes do Congresso puderam se divertir ou se emocionar com os trabalhos expostos e todos foram unânimes em aprovar a idéia. Nossos diretores, presentes na ocasião, sentiram-se honrados com o convite feito pela ABTO e com o apoio recebido da Novartis Biociências para que a exposição pudesse chegar até Recife. A GABRIEL contou ainda com o apoio das empresas Portobello Shop e Prisma Viagens e Turismo, ambas de Indaiatuba, cidade sede na organização. As obras poderão ser vistas aqui site. clique aqui.

Apoiadores e Parceiros

Com a iniciativa da GABRIEL, a realização deste projeto só foi possível devido ao empenho de nossos, Apoiadores e Parceiros


Apoio

Parceiros