DFTN - Defeitos do Fechamento do Tubo Neural

É uma malformação fetal que ocorrem na fase inicial do desenvolvimento fetal, entre a  até a 5ª semana de gestação, envolvendo a estrutura primitiva que dará origem ao cérebro e à medula espinhal.

Prevenção!

A prevenção dos DFTN é também um dos principais temas abordados pela GABRIEL. É essencial que toda mulher em idade fértil tenha acesso a informações sobre esse assunto e que encontre com seu médico ou na saúde pública, orientação correta para receber o tratamento preventivo e/ou acompanhamento adequado, nos casos de ocorrências dessas malformações. Nesses primeiros dias da gestação a placa neural se fecha, formando o tubo neural. O fechamento precoce incompleto resulta em meningocele e mielomeningoceles (espinha bífida) e o fechamento tardio resulta em anencefalia (ausência de cérebro), sendo esta última considerada como incompatível com a vida.
Para saber mais sobre DFTN - Defeitos do Fechamento do Tubo Neural, sobre o Ácido Fólico e também sobre a pesquisa que foi feita com a população sobre este assunto, clique nos botões abaixo.
Para saber mais sobre os assuntos relacionados, como por exemplo as Campanhas e Eventos veja no final: + PÁGINAS