1° Encontro de Profissionais de Saúde da RMC


Defeito do Fechamento do Tubo Neural
Novo olhar do Município e seu papel na Prevenção


Análise Situacional

A realidade da saúde no país requer ações que possibilitem a parceria entre poder público, sociedade civil organizada e associações da sociedade civil visando o bem estar comum e a melhoria das condições de saúde da população.
Campanhas de esclarecimento que conscientizem a população possibilitam que a saúde passe a receber outro olhar: o da prevenção.
A GABRIEL, organização da sociedade civil sem fins lucrativos atua há 10 anos na informação e conscientização da população e dos profissionais de saúde sobre a importância da Doação de Órgãos e Tecidos e na prevenção dos Defeitos do Tubo Neural.
A doação de órgãos e tecidos já encontra respaldo junto à população e a sociedade em geral o que observamos no crescimento do número de transplantes realizados no ano de 2008 e a continuidade do crescimento em 2009.
No entanto a Prevenção dos Defeitos do Tubo Neural é um assunto pouco difundido entre a população feminina em idade reprodutiva e que sofre com a incidência desse tipo de malformação fetal. Entenda-se por Defeitos do Tubo Neural as malformações congênitas conhecidas como Anencefalia (ausência de cérebro) e Espinha Bífida (Meningoceles, Mielomeningoceles) e que hoje já é considerada um epidemia frente ao número assustador de sua incidência.
Segundo o Sistema Único de Saúde – SUS a cada 3 horas nasce uma criança portando esse tipo de malformação. Não se conhece a causa específica para esse tipo de malformação fetal, mas sabe-se que podemos reduzir a probabilidade da incidência em até 75% através da prevenção utilizando-se a vitamina B-9, conhecida como Ácido Fólico, em mulheres em idade reprodutiva com ingestão anterior à concepção.
A OMS – Organização Mundial de Saúde preconiza que toda mulher em idade reprodutiva deva ingerir 4 microgramas diárias de Ácido Fólico.
Cabe observar que a anencefalia é a única malformação congênita considerada incompatível com a vida. Já a espinha bífida irá comprometer a qualidade de vida de seu portador, exigindo atendimento multidisciplinar a custo bastante elevado para o paciente e para o Estado, sem mencionar o custo social envolvido.

Missão

Nossa missão é levar ao conhecimento da população em geral, informações que esclareçam sobre saúde e cidadania, contribuindo para a preservação da vida.

Visão

Atuando na prevenção dos Defeitos do Tubo Neural contribuiremos para a diminuição dos casos de Anencefalia e Espinha Bífida repercutindo diretamente na diminuição da mortalidade infantil o 4º Pilar dos Objetivos do Milênio da ONU dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo: REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL.

Objetivo

O objetivo do encontro é estabelecer intercâmbio entre os profissionais de saúde dos 19 municípios que formam a Região Metropolitana de Campinas iniciando com as Secretarias de Saúde um pacto de atuação na prevenção dos Defeitos do Fechamento do Tubo Neural a partir do modelo adotado pela cidade de Indaiatuba, bem como das campanhas encabeçadas pela GABRIEL no incentivo à doação de órgãos e tecidos.

Programação

Local do evento: Instituto Deco20
Data: 27 de agosto de 2009
Horário: 9:00h às 16:30h
Abertura do cerimonial – Sr. Kleber Patrício da KPM&E
Apresentação Secretaria de Saúde - Dr. José Roberto Destefenni – Secretário Municipal de Saúde de Indaiatuba
Apresentação do Instituto Deco-20 – Sr. Osias de Souza – Vice Presidente da Organização
Apresentação GABRIEL - Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho - Presidente da Organização

Palestras

Prof. Dr. Helder José Lessa Zambelli - Neurocirurgião e Professor Pleno da Pós-graduação de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Participou da equipe que realizou a primeira cirurgia intra-uterina para correção de mielomeningocele no Brasil.
Prof. Dr. Mateus Dal Fabbro
– Neurocirurgião na UNICAMP
Prof. Dr. Hélio Rubens Machado
- Neurocirurgião e Professor Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, e membro fundador da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica. Atua no HC da Criança em Ribeirão Preto. Em Neurocirurgia, atua principalmente nos seguintes temas: malformações congênitas do sistema nervoso, cirurgia dos adenomas hipofisários, e epilepsia infantil.
Dr. Gabriel Carvalho de Alvarenga - Coordenador da Equipe de Ginecologia e Obstetrícia da Rede Pública de Saúde do Município de Indaiatuba e Vice-Presidente da Associação Paulista de Medicina de Indaiatuba
Dra. Elisabete Saito – Médica do Departamento de Reabilitação da AACD
Dra. Cláudia Gonçalves Oliveira – Nutricionista da AACD
Dra. Lígia Leal Silotto – Terapia Ocupacional da AACD
Dra. Ana Laura V.Chang – Fisioterapia da AACD

Apoiadores e Parceiros

Com a iniciativa da GABRIEL, a realização deste projeto só foi possível devido ao empenho de nossos, Apoiadores e Parceiros

Apoio

Parceiros