Meio Ambiente

A saúde e meio ambiente são temas interligados, pois o primeiro depende do segundo para acontecer.

É comum ouvirmos falar sobre doenças que atingiram a população de uma determinada cidade ou região devido à contaminação por diversos agentes tóxicos usados na busca do desenvolvimento tecnológico que, em geral, visa obter resultados lucrativos em curto prazo banalizando a conservação dos ecossistemas existentes. Fauna e flora sofrem com essa interferência criando um desequilíbrio perigoso para a saúde do ser humano.

A cidade de Cubatão foi um desses casos, pois desde sua colonização no século 17 já sofria com os problemas ocasionados por seu desenvolvimento desordenado. Já nos anos 50 com o processo de industrialização, muitos migrantes vieram ao município em busca de emprego e melhor qualidade de vida. Muitos deles que não conseguiram, ficaram excluídos e marginalizados dos benefícios da industrialização, restando a eles a pobreza e as doenças advindas da poluição ambiental.

Na década de 80 já era detectado um grande número de doenças respiratórias na população causados pelos poluentes liberados pelas indústrias e 1,5% da população eram de deficientes físicos ou mentais. O índice de mortalidade infantil entre 1981 e 1982 foi assustador. De 1.868 crianças nascidas, 37 já estavam mortas, outras 10 crianças nasceram com o defeito do fechamento do tubo neural, sendo duas delas com anencefalia. As causas destes acontecimentos nunca foram realmente explicadas, mas a forte liberação de produtos tóxicos pelas indústrias na água dos rios, no ar, na terra contaminaram a população, causando esse desastre. Em 1983 detectou-se a existência de 320 fontes de poluição ambiental em um universo de 23 indústrias instaladas na região. Na década de 80, foi considerada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo. Graças ao empenho e união de ambientalistas, comunidade local, governo e indústrias, a cidade conseguiu controlar 98% do nível de poluentes no ar. Em 1992 a ONU concedeu à cidade o título de Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental.

No entanto, ambientalistas acreditam que para que recuperação total aconteça serão necessários milhares de anos sem que aconteçam novas agressões ao meio ambiente daquela cidade.

Abaixo relacionamos alguns artigos e vídeos disponíveis na internet, que retratam fatos relacionados com a degradação do meio ambiente.

Relacionamos estes fatos devido a sua importância na discussão pela preservação da vida e principalmente pela preservação da natureza.

É lógico que em uma pesquisa mais profunda na internet, você encontrará muito mais artigos relacionados. Esperamos que a sua visita em nosso site seja pelo menos, o início de sua conscientização na preservação do meio ambiente.

Veja alguns artigos e vídeos abaixo sem sair de nosso site:

“Como funcionam as substâncias tóxicas” escrito pelo biólogo Eduardo Evangelista.onde ele cita este e outros assuntos relacionados e interessantes como os “Drins” e a poluição do “Agente-Laranja”.

"Poluição do ar" estudo do caso cidade de Cubatão por Carla Danielle Santos arquivado no curso de Engenharia Sanitária na UFPA.

"Histórias e Lendas de Cubatão - Poluição"

"O Brasil não é mais o vilão"

"Defeitos congênitos em uma região de mineração de carvão"

O Veneno Está na Mesa - 49:41 min

O Veneno Está na Mesa II (2014) - 01:10:01 min

Video Benzeno - 06:33 min

Trabalhadores em postos de combustíveis convivem com o perigo. - 02:48 min

A História das Coisas - 21:17 min

A História das Coisas - Parte 2 - 10:53 min

Video sobre Consumismo - Runaway - A Geladeira Fujona (Animação) - 03:37 mim

Zeitgeist: Moving Forward - O Filme - 2:41:25 min - Legendas em Português são ativadas no botão vermelho "CC".

Obsolescencia Programada (COMPRAR, TIRAR, COMPRAR) – Documentário. - 52:18 min