Campanha de Prevenção de Malformações Congênitas


Importância do Ácido Fólico (vitamina B-9)

ImageEste projeto tem por finalidade informar e sensibilizar as mulheres em idade fértil sobre a importância da prevenção de importantes malformações congênitas através da alimentação adequada e da ingestão do ácido fólico anterior à gestação.
Os profissionais de saúde também fazem parte deste contexto, uma vez que maioria indica o uso da vitamina B-9 somente durante o pré-natal, quando na verdade ele não previne alguns tipos de malformações.
Esta ação irá atender a dois dos oito pilares propostos no PNUD – Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento do Milênio que são:

- Reduzir a mortalidade infantis e


- Melhorar a saúde materna

Dentre as diversas malformações conhecidas, destacamos neste projeto os defeitos do fechamento do tubo neural - anencefalia e espinha bífida, cardiopatias congênitas, malformações de fígado, algumas síndromes incluindo Down, fenda paliativa e lábio leporino.

A campanha de sensibilização tem como data inicial a segunda semana de agosto de 2012, continuando até o ano seguinte:

- Palestras
- Distribuição de material informativo nos postos de saúde e rede privada de medicina obstetrícia
- Publicação de cartazes e outdoors

A OMS recomenda que toda mulher em idade fértil ingira 0,4 mg de ácido fólico ao dia. Mulheres que já tenham tido uma ocorrência de malformações fetais, que façam uso de medicação antiepilética, fumantes, dependentes químicos ou portadoras de síndrome de malabsorção,  tenham essa indicação aumentada em 10 vezes, ou seja, 4 mg ao dia.
Em 2011 a Secretaria Municipal de Indaiatuba adotou como política pública a orientação às mulheres em idade fértil atendidas na rede pública com indicação de suplementação da vitamina B-9. São elas, mulheres que não utilizem métodos contraceptivos e que tenham vida sexual ativa, mulheres que retirem o DIU ou interrompam o uso de anticoncepcional oral hormonal com o objetivo de engravidar ou não.

Pesquisa

O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B que possui importante papel na prevenção de vários tipos de malformações congênitas e ajuda a prevenir a incidência e abortos e partos prematuros.
Para prevenir malformações congênitas é importante que o seu uso aconteça antes da concepção. A OMS recomenda que todas as mulheres em idade fértil ingiram 0,4 mg de ácido fólico ao dia. Para mulheres que estejam se preparando para engravidar ou que simplesmente interrompam o uso de qualquer tipo de anticoncepcional com a intenção ou não de engravidar aumentem essa dosagem para 4 mg ao dia. Com esse simples cuidado você estará prevenindo em até 70% a chance de uma gestação com algum tipo de malformação congênita.
Malformações fetais como as dos Defeitos do Fechamento do Tubo Neural, anencefalia e espinha bífida, cardiopatias congênitas, malformações de fígado, lábio leporino e fenda palativa, síndrome de Down, entre outras.
O ácido fólico é encontrado na alimentação através de verduras verdes escuras, frutas cítricas, cogumelos, todos os tipos de nozes, castanhas e amêndoas. Também está no leite, ovos e carnes. Essa vitamina também é comercializada através de diversas marcas de laboratórios farmacêuticos e deverão ser prescritos por seu médico.
Não! O ácido fólico é imprescindível para garantir a qualidade da formação das células. Por isso homens e mulheres devem ingerir alimentos ricos em ácido fólico. A vitamina B-9 ajuda na prevenção de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer e ajuda também na qualidade dos espermatozoides.