Projeto Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos

A criação do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos surgiu em 2008 a partir da necessidade de utilizar novas ferramentas de comunicação na sensibilização da população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
Através da cultura e do humor as imagens distribuídas em quatro categorias: charge, cartum, caricatura e história em quadrinhos, o salão propõe uma nova abordagem sobre a realidade vivida por milhares de pacientes que aguardam por transplantes no Brasil.
A exposição foi realizada no Casarão Cultural do Pau Preto de Indaiatuba durante 6 meses entre agosto de 2008 e janeiro de 2009. Em 2010 recebeu convite para realizar mostra na cidade de Recife. Em 2011 foi a vez da cidade de São Carlos e em 2011, a mostra foi levada para exposição no Hospital de Clínicas da UNICAMP, permanecendo por 3 meses.
Estima-se que cerca de mais de cem mil pessoas tiveram contato com as obras, através das exposições, site e dos calendários produzidos e distribuídos pela Novartis Biociências nos últimos 3 anos.

Em 2011 o projeto foi inscrito no Prêmio Fundação Banco do Brasil e recebeu reconhecimento através de certificação e inscrição no Banco de Tecnologia Social.
Segundo a Fundação o prêmio foi criado em 2001 “buscando fomentar as práticas de Tecnologias Sociais para premiar práticas bem sucedidas de transformação social que aconteçam em todo o país”.

As tecnologias sociais certificadas no processo de premiação compõem o Banco de Tecnologias Sociais – BTS e estão disponíveis para consulta no site www.fbb.org.br/tecnologiasocial.
Outro aspecto importante deste projeto é que ele fomenta o setor artístico na criação de obras com responsabilidade social e cidadania.

O acervo do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos é composta por 200 obras e estão disponíveis para serem vistas em nosso site atravéz dos links Caricatura, Cartums, Charges, Quadrinhos e Internacionais. Veja também as Obras Premiadas e a Inauguração do Salão.

Organizadores, Apoiadores e Parceiros

Mesmo com a iniciativa da GABRIEL, a realização deste projeto só foi possível devido ao empenho de nossos Organizadores, Apoiadores e Parceiros

Organizadores

Apoiadores

Parceiros

  • Gostou desta página?
    Ajude-nos recomendando e compartilhando com seus amigos nas redes sociais.