Projeto Trote Solidário

O trote violento é uma prática antiga com mais de 800 anos de existência e hoje está sendo abolida da maioria das universidades.

A partir de 2010, numa ação conjunta entre FATEC Indaiatuba e GABRIEL, foi criada uma forma de recepcionar os calouros através da sensibilização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, convidando os calouros a multiplicar informações passadas em palestras.

O trote solidário da doação de órgãos e tecidos visa à mudança de conceito e comportamento durante o ingresso na vida acadêmica, introduzindo na universidade a cultura de paz propondo ações de cidadania que ajudem a transformar as humilhações e agressões usuais em ações solidárias em saúde.

A competição proposta aos calouros é saudável e visa criar circunstâncias para que sejam realizadas ações de sensibilização junto à comunidade, através de distribuição de folhetos explicativos sobre doação de órgãos, sangue, medula além de esclarecer dúvidas sobre o que significa o termo “morte encefálica”, considerado hoje uma das principais causas de recusa familiar para a doação.

O projeto é desenvolvido também em parceria com o BOS – Banco de Olhos de Sorocaba e Hemocentro da UNICAMP.

Em 2011 o projeto foi inscrito no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e recebeu reconhecimento através da certificação.
Segundo a Fundação o prêmio foi criado em 2001 “buscando fomentar as práticas de Tecnologias Sociais para premiar práticas bem sucedidas de transformação social que aconteçam em todo o país”.

As tecnologias sociais certificadas no processo de premiação compõem o Banco de Tecnologias Sociais – BTS e estão disponíveis para consulta no site Tecnologia Social FBB.

A cada início de semestre, centenas de novos alunos tomam conhecimento sobre o tema e são convidados a multiplicar as informações recebidas na busca de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos como um gesto de solidariedade que salva vidas.

 

Nesse ano de 2018, esse projeto recebe uma inovação, envolvendo os alunos na sustentabilidade da OSC GABRIEL.

Criamos alguns link's abaixo, para facilitar a participação dos calouros.

 

Clique na imagem do lado direito, para acessar a nova funcionalidade da NFP.

 

 

Clique na imagem do lado esquerdo para acessar a forma de doação como Anjo Apoiador.

 

  • Gostou desta página?
    Ajude-nos recomendando e compartilhando com seus amigos nas redes sociais.