Conteúdos

Tire suas dúvidas sobre doação de sangue


A doação de sangue só é possível graças à disponibilidade de pessoas que queiram ajudar outras pessoas. Por isso, é preciso contar com a solidariedade da população para manter em níveis adequados os estoques nos Hemocentros.

Os Hemocentros e Hemonúcleos espalhados pelo país, são responsáveis pela viabilização da doação de sangue de cada cidadão, assim como pelo armazenamento e distribuição para o Hospitais que necessitam.

Para garantir a segurança e proteção do doador e receptor, todo processo obedece às criteriosas normas técnicas do Ministério da Saúde do país.

Ao doar sangue seja responsável. Responda sinceramente às perguntas da triagem. Quando fazemos qualquer procedimento como tatuagem, maquiagem definitiva ou procedimento simples como uma endoscopia por exemplo, há a possibilidade de abrir uma “janela imunológica” no organismo passível de contaminação, que poderá não ser detectada no momento da doação. Então, a sinceridade é muito importante.


ORIENTAÇÕES PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

Antes de ir doar sangue:

  • Não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves
  • Evite alimentos gordurosos no dia da doação
  • Hidrate-se
ETAPAS DA DOAÇÃO

Recepção e cadastro:

Para realizar seu cadastro leve consigo documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte). Para a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos é necessário acompanhante maior de idade com documento.

Triagem clínica

Após o cadastro ocorre a triagem clínica, que nada mais é que uma entrevista feita por profissional de saúde que irá avaliar as condições de saúde da pessoa que vai doar para não colocar em risco a pessoa que vai receber.

Coleta

A coleta do sangue dura em torno de 15 a 20 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Depois de doar sangue

Faça um pequeno lanche e hidrate-se. Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte. Exercícios e práticas esportivas também devem ser evitadas logo após a doação.

Lembre-se
Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

É importante observar os impedimentos temporários para a doação antes de se deslocar até o local da doação de sangue. Segundo o Hemocentro da Unicamp, cerca de 30% dos candidatos à doação não conseguem efetiva-la por inaptidão clínica, ou seja, por estarem utilizando algum tipo de medicamento, por doenças crônicas não controladas, comportamentos de risco ou ainda pequenos quadros febris motivados por gripes, vacinas e outros. É importante também observar não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Na dúvida ligue para 0800 722 8432. Consulte a tabela abaixo para saber mais.


Perguntas e Respostas
DOE AGORA