Conteúdos

O que é?

Doença Renal Crônica – DRC, é o nome que se dá para as diversas doenças que afetam o funcionamento dos rins, tanto em sua estrutura quanto em suas funções. Essas doenças podem se tornar crônicas, pois em geral sua evolução não apresenta sintomas perceptíveis, fazendo com que quando manifestada já esteja em estágio mais grave da doença.
Quando uma pessoa recebe o diagnóstico na fase aguda, em geral, será encaminhada para iniciar o tratamento renal substitutivo chamado HEMODIÁLISE e em muitos casos, poderá receber indicação para a necessidade de realizar um transplante renal.
Atualmente, a fila de espera para transplante renal representa mais de 60% da fila total de espera por uma doação de órgãos no país.
O desafio da Doença Renal Crônica – DCR tem crescido no mundo todo. Atualmente estima-se que cerca de 850 milhões de pessoas apresentem algum tipo de DRC e cerca de 2,4 milhões irão à óbito por suas complicações em casos mais graves.
Dados fornecidos pela Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam a IRA – Injúria Renal Aguda, como um importante fator para a DRC, afetando mais de 13 milhões de pessoas no mundo, sendo que 85% desses casos ocorrem em países de baixa e média renda, levando cerca de 1,7 milhões de mortes ao ano.

SE VOCÊ QUER SE TORNAR UM DOADOR DE ÓRGÃOS, AVISE SUA FAMÍLIA!
DOE AGORA