Malformações Congênitas

Ácido Fólico (Vitamina B-9) previne em até 80% casos de malformações congênitas

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Já está comprovado que a ingestão da vitamina B-9 (Ácido Fólico) reduz a incidência de DFTN – Defeitos do Fechamento do Tubo Neural. Durante a gravidez, o organismo feminino necessita de níveis adequados de folato, assim como de outras componentes, para garantir a formação perfeita da nova vida que se inicia.
Por isso, é necessário que os níveis estejam satisfatórios antes da concepção. Uma vez instalado o DFTN, não há reversão, mesmo que, durante o pré-natal haja a ingestão do ácido fólico.
A OMS - Organização Mundial de Saúde, recomenda a ingestão diária é de 0,4 mg. Isso vale para todas as mulheres em idade fértil. No entanto, para aquelas que já tiveram um filho com o problema, a dose indicada para evitar reincidências sobe para 4 miligramas diários. Além disso, o aconselhamento genético também é recomendado para que o médico possa avaliar as chances de um novo caso na família.

A ingestão dessa vitamina reduz em até 70% a probabilidade de uma gestação com esse tipo de malformação. No Brasil, as farinhas de trigo e milho, além de alguns produtos como biscoitos e massas, já estão recebendo o adicionamento de 150 µg de ácido fólico, desde junho de 2004, após aprovação da Resolução RDC 344 de 13/12/2002 da ANVISA, porém essa medida ainda não apresenta resultados satisfatórios.

A OMS - Organização Mundial de Saúde, recomenda para mulheres em idade reprodutiva a ingestão diária de 0,4 mg de ácido fólico.


Justificativa

No Brasil a incidência dos Defeitos do Fechamento do Tubo Neural é de 1 para cada 800 nascidos vivos. Malformações como Anencefalia, Espinha Bífida e a Hidrocefalia registram a média de quatro mil casos novos ao ano.
As Cardiopatias Congênitas têm se despontado como uma das principais causas de mortalidade infantil (entre zero e um ano). Sua incidência é de 1 para cada 100 nascidos vivos!

Outras malformações como Síndrome de Down, por exemplo, aparecem em um a cada 700 nascidos vivos e a incidência para lábio leporino e fenda paliativa é de uma para cada 650 nascidos vivos.

No Brasil nascem cerca de 4.000 crianças/ano com DTN, sendo que, cerca de 60% com Mielomeningocele, 25% com anencefalia e 15% com encefalocele.


Objetivo Principal

Informar mulheres em idade reprodutiva sobre a importância da vitamina B-9 na prevenção de diversas malformações congênitas.

Objetivo Específico

Redução da incidência de abortos espontâneos, anencefalia, mielomeningocele, encefalocele, hidrocefalia, malformações de fígado, coração e rim, fenda palativa, lábio leporino, síndrome de Down, entre outras.

Público Alvo

Mulheres em idade reprodutiva entre 15 a 49 anos, em especial para: mulheres que não utilizem método contraceptivo e que tenham vida sexual ativa; mulheres que venham a retirar o DIU com o objetivo de engravidar ou não; mulheres que decidam interromper a tomada de anticoncepcional oral hormonal, com objetivo ou não de engravidar; mulheres que façam uso de medicação anticonvulsivante; fumantes; dependentes químicos; portadoras de Síndrome de mal absorção; mulheres que fizeram cirurgia bariátrica.

Quando

O período de aplicação deste projeto é de um ano iniciando em maio e terminando abril do ano seguinte.

Como

Por meio de ações de prevenção em saúde, palestras destinadas ao público alvo, redes sociais, mídias locais e regionais, distribuição em pontos estratégicos.

Onde
  • Palestras: serão realizadas palestras em empresas (SIPATs), associações, escolas, feiras de noivos e cursos de preparação para noivos. Todos os convites recebidos serão analisados e agendados conforme disponibilidade.
  • Ação junto à população:
    Em maio: Ação em Shopping aproveitando comemoração do Dia das Mães
  • Redes sociais: utilização das redes sociais para disseminação da informação com inserções periódicas sobre o tema durante o período de aplicação do projeto.
  • Mídias locais e regionais: divulgação em todos os jornais, rádios e tvs locais e regionais.

Qualquer interesse de participação nesse projeto, pedimos que entre em contato conosco, pois temos ainda a disposição o plano de marketing, o material de divulgação (Camisetas, Flyer's, etc) e os resultados dos anos anteriores.

GABRIEL

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