Mandela Day Indaiatuba

"Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo." Nelson Mandela

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Rolihlahla Madiba Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 num pequeno povoado daregião de Transkei, África do Sul. Aos 7 anos de idade foi o primeiro de sua família a frequentar uma escola, onde lhe foi dado o nome inglês de Nelson.
Aos 23 anos transferiu-se para a cidade de Johanesburgo, onde terminou sua graduação na Universidade da África do Sul (UNISA) por correspondência. Continuou seus estudos de direito na Universidade de Witwatersrand. Ainda na faculdade, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid.
Em agosto de 1962 foi preso e condenado a prisão perpétua. Durante seus anos na prisão, a reputação de Nelson Mandela cresceu de forma constante. Ele foi amplamente aceito como o líder negro mais importante na África do Sul e tornou-se um poderoso símbolo de resistência antiapartheid. Ele sempre se recusou a comprometer sua posição política para obter a sua liberdade.
Aos 72 anos, em 1990, foi libertado por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk, com quem dividiu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Em 1994 tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa de seu país.

A partir de 2009 a ONU institui o dia 18 de julho como o 'Dia Internacional de Nelson Mandela'.


O objetivo global do Mandela Day é inspirar as pessoas a tomar medidas para ajudar a mudar o mundo para melhor, e ao fazê-lo construir um movimento global para o bem. Em última análise, visa a capacitar as comunidades em todos os lugares. "Agir, inspirar mudanças. Fazer cada dia um Dia de Mandela!” (http://www.mandeladay.com).

Nesta perspectiva nós do Mandela Day Indaiatuba, aspiramos promover debates e ações que levem à reflexão de como podemos agir para mudar este cenário de indiferença, desigualdade e cruel individualismo. Como diria nosso líder, trazer "o espírito do Ubuntu: esse profundo sentimento Africano de que apenas somos humanos através da humanidade dos outros seres humanos."

Análise situacional

Diante dos conflitos sociais e da escalada da violência há que se criar uma nova forma de ver o mundo em que as pessoas abandonem o individualismo e percebam o seu papel como protagonistas de uma nova realidade, sendo assim, se faz necessária à participação das escolas neste processo de formação do cidadão.
Da mesma maneira, é fundamental que associações de bairro e organizações da sociedade civil se unam no objetivo de diminuir tais mazelas e busquem soluções por meio do cuidado coletivo de nossas raízes, o trabalho com o senso de pertencimento.

Justificativa

Os dados do Mapa da Violência atestam que os índices de violência têm aumentado vertiginosamente. Em 2015, no lançamento do Mapa em 14 de Maio, ficou atestado o perigo das armas de fogo e o número de mortes ocorridas desta maneira. Também ficou claro que os jovens negros estão mais vulneráveis à violência no Brasil. Das 39.686 vítimas de disparo de qualquer tipo de arma de fogo, em 2012, 28.946 eram negros e 10.632, brancos – a diferença nos números mostra que as vítimas desse tipo de morte foram 2,5 vezes mais de negros do que de brancos.
Os valores éticos têm ficado a mercê da lógica global, onde imperam o egoísmo e a desumanidade. Sensibilizar a sociedade local para a compreensão, aplicação e disseminação da Cultura de Paz e Educação se faz necessária para que as pessoas atuem de maneira solidária e resgatem a sua humanidade.

Objetivo Principal

Desenvolver senso crítico e conscientizar crianças e jovens quanto aos benefícios de atitudes que privilegiem a Cultura de Paz e Educação.

Objetivo Secundário

Despertar para a importância do bom convívio, de se fazer parte integrante da comunidade e atuar de maneira solidária e cidadã.

Estimular o interesse em conhecer o bairro e sua organização, desenvolvendo assim, o senso de pertencimento e o interesse em melhorar o ambiente em que vive.

Público Alvo

Alunos de escolas públicas e privadas do bairro Morada do Sol de Indaiatuba - SP.

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Esse projeto está estacionado no momento e será retomado em breve. Qualquer interesse de sua parte em participar desse projeto, pedimos que entre em contato conosco, pois temos ainda a disposição o plano de marketing, o material de divulgação (Camisetas, Flyer's, etc) e os resultados dos anos anteriores.

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