Medula Óssea

O transplante de medula óssea é um procedimento que substitui células não saudáveis produtoras de sangue por células saudáveis. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue.

No Brasil, é difícil precisar o número de pessoas que necessitam de transplante de Medula Óssea. São cerca de 2000 pessoas por ano que recebem a indicação para transplante, por doenças do sangue como aplasias medulares, leucemias e alguns tipos específicos de câncer.
O Brasil possui o terceiro maior banco de doadores de medula do mundo com mais de 4 milhões de cadastros. O primeiro é o dos EUA com quase 8 milhões e em segundo o da Alemanha com cerca de 6 milhões.

Os transplantes podem ser:
  • Transplante Autólogo, quando são utilizadas as próprias células tronco do paciente, que são tratadas com altas doses de radiação ou quimioterapia para garantir que não existam células cancerígenas ao serem reimplantadas.
  • Transplante Alogênico, quando são utilizadas células tronco de um doador saudável e compatível. A partir da indicação, é iniciada pesquisa na família para encontrar um possível doador. A chance é de 25%. Mais de 70% dos pacientes terá que recorrer ao REDOME – Registro de Doadores de Medula, que é composto por doadores anônimos cadastrados.
  • Para saber mais sobre transplante de medula óssea, clique nos botões abaixo.
    Para saber mais sobre os assuntos relacionados, como Campanhas e Eventos veja no final da página.

PARA SE CADASTRAR COMO DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA É PRECISO:


- Dirigir-se ao Hemocentro mais próximo de seu domicílio
- Ter entre 18 e 55 anos incompletos
- Estar em bom estado de saúde
- Colher uma amostra de sangue (5 ml) para o exame de compatibilidade (HLA)
- Fornecer os dados cadastrais
- Apresentar CPF e RG.

Perguntas e Respostas

Faça a Diferença! Ajude a Salvar uma Vida.

Cadastre-se como Doador de Medula Óssea

Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea em seu estado, passamos aqui o link com a relação dos Hemocentros de todo Brasil; clique aqui. Mais informações você também poderá obter com a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados. Veja o contato aqui.

Para obter informações sobre como se cadastrar na Região de Campinas-SP ligue para 0800-722 8432, (19) 3521-8705 ou visite o site http://www.hemocentro.unicamp.br/
No Rio de Janeiro, além do Hemorio, o INCA também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea de segunda à sexta-feira, de 7h30 as 14h30, e aos sábados, de 8h as 12h. Não é necessário agendamento. Para mais informações, ligue para (21) 3207-1064.

Para falar com o REDOME ligue (21) 3207-5238 ou envie um e-mail para redome@inca.gov.br e para o REREME ligue (21) 3207-5233.

Importante: Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro atualizado sempre que possível.


Caso haja alguma mudança, preencha o formulário no site do REDOME.





Vídeo Cissa Guimarães

Veja o vídeo com a Cissa Guimarães, madrinha do REDOME, mostrando como é importante manter os seus dados atualizados.



Vídeo REDOME "Como salvar uma vida em três passos".

No Brasil, o cadastro para doação de medula é coordenado pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que já conta com mais de 4 milhões de doadores cadastrados.









Vídeo AMEO

A AMEO produziu esse vídeo de 9 minutos que está disponível na internet, e explica muito bem todo o processo que envolve o Transplante de Medula Óssea (TMO).Mais informações acesse também o site da AMEO.


Veja alguns links sobre o assunto:

GABRIEL

A GABRIEL está presente nas redes sociais para você ter alcance as informações mais recentes de nossas ações. Veja também o nosso Blog.

Rua dos Andradas, 969
Indaiatuba - SP - Brasil
CEP: 13334-020

info@gabriel.org.br

+55 (19) 3801-2047