Meio Ambiente

A saúde e meio ambiente são temas interligados, pois o primeiro depende do segundo para acontecer.

É comum ouvirmos falar sobre doenças que atingiram a população de uma determinada cidade ou região devido à contaminação por diversos agentes tóxicos usados na busca do desenvolvimento tecnológico que, em geral, visa obter resultados lucrativos em curto prazo banalizando a conservação dos ecossistemas existentes. Fauna e flora sofrem com essa interferência criando um desequilíbrio perigoso para a saúde do ser humano.

A cidade de Cubatão foi um desses casos, pois desde sua colonização no século 17 já sofria com os problemas ocasionados por seu desenvolvimento desordenado. Já nos anos 50 com o processo de industrialização, muitos migrantes vieram ao município em busca de emprego e melhor qualidade de vida. Muitos deles que não conseguiram, ficaram excluídos e marginalizados dos benefícios da industrialização, restando a eles a pobreza e as doenças advindas da poluição ambiental.

Na década de 80 já era detectado um grande número de doenças respiratórias na população causados pelos poluentes liberados pelas indústrias e 1,5% da população eram de deficientes físicos ou mentais. O índice de mortalidade infantil entre 1981 e 1982 foi assustador. De 1.868 crianças nascidas, 37 já estavam mortas, outras 10 crianças nasceram com o defeito do fechamento do tubo neural, sendo duas delas com anencefalia. As causas destes acontecimentos nunca foram realmente explicadas, mas a forte liberação de produtos tóxicos pelas indústrias na água dos rios, no ar, na terra contaminaram a população, causando esse desastre. Em 1983 detectou-se a existência de 320 fontes de poluição ambiental em um universo de 23 indústrias instaladas na região. Na década de 80, foi considerada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo. Graças ao empenho e união de ambientalistas, comunidade local, governo e indústrias, a cidade conseguiu controlar 98% do nível de poluentes no ar. Em 1992 a ONU concedeu à cidade o título de Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental.

No entanto, ambientalistas acreditam que para que recuperação total aconteça serão necessários milhares de anos sem que aconteçam novas agressões ao meio ambiente daquela cidade.

Abaixo relacionamos alguns artigos e vídeos disponíveis na internet, que retratam fatos relacionados com a degradação do meio ambiente.

Relacionamos estes fatos devido a sua importância na discussão pela preservação da vida e principalmente pela preservação da natureza.

É lógico que em uma pesquisa mais profunda na internet, você encontrará muito mais artigos relacionados. Esperamos que a sua visita em nosso site seja pelo menos, o início de sua conscientização na preservação do meio ambiente.

Veja alguns artigos e vídeos abaixo sem sair de nosso site:

 "Poluição do ar" estudo do caso cidade de Cubatão por Carla Danielle Santos arquivado no curso de Engenharia Sanitária na UFPA. 

"Poluição do ar"



 "Histórias e Lendas de Cubatão - Poluição" 

"Histórias e Lendas de Cubatão - Poluição"



 "Defeitos congênitos em uma região de mineração de carvão" 

"Defeitos congênitos em uma região de mineração de carvão"







O Veneno Está na Mesa II (2014) - 01:10:01 min

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em O Veneno está na Mesa, o diretor Sílvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. O Veneno Está Na Mesa 2 atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Com este documentário, vem a certeza de que o país precisar tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: Em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio, incluindo aqueles que já não são mais comercializados no resto do mundo, ou da liberdade e da diversidade agroecológica?






Trabalho de polinização das abelhas foi estimado em R$ 43 bilhões no Brasil - 01:15 min

Estudo mostra a importância dos polinizadores naturais como abelhas e besouros em um momento em que há intenso debate no país sobre liberação do uso de agrotóxicos.






Video Benzeno - 06:33 min

Benzeno (C6H6) é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático. É um composto líquido, inflamável, incolor e possui aroma doce e agradável. Ele é classificado como uma substância cancerígena e deve existir regulamentação específica para este composto. Além disso, estudos indicam o benzeno como um disruptor endócrino, podendo alterar a forma natural de regulação hormonal do organismo. Salvar o mundo das ações do benzeno não está em nossas mãos, mas reduzir seu consumo e sua exposição a ele é nossa obrigação!






Trabalhadores em postos de combustíveis convivem com o perigo - 02:48 min

O trabalho nos postos de combustíveis é extremamente perigoso. Ao abastecer um carro, os frentistas precisam manipular substâncias líquidas e inflamáveis. A principal substância que compõe os combustíveis é o benzeno, altamente cancerígeno. Por isso, a lei determina que esses trabalhadores recebam um adicional de periculosidade, correspondente a 30% do salário base.






A História das Coisas (versão brasileira) - Parte 1 - 21:17 min

Este vídeo dublado em português, mostra a história dos objetos de consumo, da sua produção ao descarte e revela quem são as verdadeiras vítimas do sistema de produção linear oferecendo alternatívas para mudar o paradígma consumista atual.






A História das Coisas - Parte 2 - 10:53 min

Vídeo dublado em português, mostra a história dos objetos de consumo, da sua produção ao descarte e revela quem são as verdadeiras vítimas do sistema de produção linear oferecendo alternatívas para mudar o paradígma consumista atual.






Video sobre Consumismo - Runaway - A Geladeira Fujona (Animação) - 03:37 mim

Depois que o impensável acontece, o futuro de Chillie depende de como seu melhor amigo, Stanley, lida com uma situação de mudança de vida em "Runaway". Disney Favorite | por Susan Yung, Esther Parobek e Emily Buchanan.






Zeitgeist: Moving Forward - O Filme - 2:41:25 min - Legendado

Em 15 de janeiro de 2011, "Zeitgeist: Moving Forward" foi lançado nos cinemas em 60 países, 31 línguas, 295 cidades e 341 espaços. É considerado o maior lançamento de filme independente sem fins lucrativos da história.






Obsolescencia Programada (COMPRAR, TIRAR, COMPRAR) – Documentário - 52:18 min.

Obsolescência programada é a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.


GABRIEL

A GABRIEL também está presente nas principais redes sociais para você ter alcance as informações mais recentes de nossas ações, campanhas e de nossos eventos. Não deixe de visitar o nosso Blog.

Rua dos Andradas, 969
Indaiatuba - SP - Brasil
CEP: 13334-020

info@gabriel.org.br

+55 (19) 3801-2047