Prevenção de Doenças Renais

Estilo de vida saudável para rins saudáveis!

.

Toda segunda quinta-feira do mês de março é comemorado o Dia Mundial do Rim, um evento anual, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim, que reúne milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins. Inúmeros eventos são organizados para educar e alertar a população principalmente sobre a importância da prevenção da DRC - Doença Renal, para reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.

Análise Situacional

O desafio da Doença Renal Crônica – DCR tem crescido no mundo todo. Atualmente estima-se em 850 milhões seja o número de pessoas que apresentam algum tipo de DRC e cerca de 2,4 milhões irão à óbito por suas complicações em casos mais graves.
Dados fornecidos pela Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam a IRA – Injúria Renal Aguda, como um importante fator para a DRC, afetando mais de 13 milhões de pessoas no mundo, sendo que 85% desses casos ocorrem em países de baixa e média renda, levando cerca de 1,7 milhões de mortes ao ano.

Mais de 850 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de DRC – Doença Renal Crônica no mundo.


Justificativa

É sabido que as Doenças Renais Crônicas têm início na falta de controle de patologias como hipertensão arterial, diabetes e outras doenças não transmissíveis e tem sido responsável para o aumento da morbidade e mortalidade em todo mundo, incluindo o Brasil.
O transplante tem sido um importante aliado para muitos desses pacientes, porém, ainda temos inúmeras barreiras para que esses procedimentos aconteçam de maneira a atender os milhares de pacientes que aguardam o procedimento no país, começando pela não aceitação das famílias dos potenciais doadores em autorizar a doação.
Isso faz com que a diálise seja a única opção de sobrevida até o transplante. Campanhas e ações de saúde junto à população para esclarecer seus riscos são imprescindíveis e contribuem para diminuir seu impacto na vida de tantas pessoas.

Cerca de 127 mil pessoas fazem hemodiálise no país distribuídos em 291 unidades de Terapia Renal Substitutiva.


Objetivo Principal

Impactar, sensibilizar e informar sobre a necessidade de cuidados para a prevenção de doenças renais crônicas no país.

Público Alvo

População em geral.

Quando

A abertura da campanha acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de março. Para o ano de 2019 o Dia Mundial do Rim aconteceu no dia 14 de março.
Nossa ação realizou-se no Polo Shopping Indaiatuba no dia 16 de março, das 10 às 20h.

Como

Por meio de ações de prevenção em saúde, palestras, redes sociais, mídias locais e regionais. A ação conta com participação de voluntários treinados e que realizarão testes de glicemia, aferição de pressão arterial e cálculo de IMC, além de informações nutricionais e distribuição de material informativo.

Onde
  • Palestras sobre a prevenção são realizadas em empresas (SIPATs), associações, escolas, etc.. Todos os convites e solicitações recebidos por nossa equipe, são analisados e agendados conforme disponibilidade.
  • Ação junto à população:
    Nossa ação em 2019, foi realizada no Polo Shopping Indaiatuba no dia 16 de março
  • Redes sociais: utilização das redes sociais para disseminação da informação com inserções periódicas sobre o tema durante o período de aplicação do projeto.(durante um ano)
  • Mídias locais e regionais: divulgação em todos os jornais, rádios e tvs locais e regionais.

Qualquer interesse de participação nesse projeto, pedimos que entre em contato conosco, pois temos ainda a disposição o plano de marketing, o material de divulgação (Camisetas, Flyer's, etc) e os resultados dos anos anteriores.

GABRIEL

A GABRIEL também está presente nas principais redes sociais para você ter alcance as informações mais recentes de nossas ações, campanhas e de nossos eventos. Não deixe de visitar o nosso Blog.

Rua dos Andradas, 969
Indaiatuba - SP - Brasil
CEP: 13334-020

info@gabriel.org.br

+55 (19) 3801-2047