Cadastro de Doadores de Medula Óssea

Movimento "A cura é você!"

Análise Situacional  

Milhares de pessoas necessitam de transplante de medula óssea. São cerca de 2500 pessoas que todos os anos necessitam recorrer ao REDOME - Registro de Doadores de Medula, cadastrado esse, administrado pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer ligado ao Ministério da Saúde.
No ano de 2018 foram realizados cerca de 2700 transplantes sendo uma parte de autólogos (que não necessitam recorrer ao REDOME) e os demais tem no Registro a única chance de encontrar doador compatível.

Justificativa  

Doenças como leucemias, aplasias medulares e outras doenças do sangue só podem ser tratadas com a realização de transplantes de medula.
A chance de um indivíduo encontrar um doador compatível na família é de cerca de 25%. Os demais terão que recorrer ao Banco de Doadores Não Aparentados, conhecido como REDOME.
No Brasil existem cerca de 4 milhões e 600 mil pessoas cadastradas no REDOME. Porém a chance de compatibilidade necessária para que a doação aconteça é de uma para cem mil. Por isso é necessário que o país tenha uma banco de aproximadamente 11 milhões para melhorar as chances disso acontecer.

No Brasil existem cerca de 4 milhões e 600 mil pessoas cadastradas no REDOME


O Brasil faz parte de uma rede mundial de doadores. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, os países em que o Brasil mais encontra doadores compatíveis, sem contar a busca em doadores brasileiros, são: Alemanha, Estados Unidos e Polônia. Os países que mais recebem unidades para transplante do Brasil são: Estados Unidos, Espanha e Alemanha.

Os cadastros são realizados a partir do preenchimento de uma ficha cadastral pessoal e o exame de HLA (Histocompatibilidade), que será realizado por Hemocentro oficial, seja em seus próprios espaços ou em campanhas externas, organizadas pela sociedade civil.
Esses dados serão registrados no REDOME e serão cruzados com outro banco de dados denominado REREME – Registro de Receptores de Medula onde se encontram os pacientes que necessitam do transplante.
Quando o doador é localizado (compatibilidade de 100%) ele será avisado e convidado a confirmar sua intenção em doar e a partir daí se inicia o processo de doação.
A falta de informação sobre o assunto ainda é muito grande, confundindo a população em como proceder e como o processo todo acontece.
A OSC GABRIEL já cadastrou mais de 6.000 novos doadores em suas campanhas externas, tendo como parceiros para sediar as campanhas de cadastro, faculdades como FATEC, Max Planck e Anhanguera além do SESI Indaiatuba.

Objetivo

Cadastrar novos candidatos à doadores de medula óssea no REDOME em ações e campanhas externas em parceria com o Hemocentro da Unicamp.
Realizar palestras em Faculdade, empresas e outros espaços para levar a informação correta e incentivar ao cadastramento.

Parceiros das Ações Anteriores

Qualquer interesse de sua parte em participar desse projeto, ou leva-lo para sua empresa ou comunidade, pedimos que entre em contato conosco. Temos o plano de marketing relacionado a causa, o material de divulgação (Camisetas, Flyer's, etc) e os resultados dos anos anteriores.

GABRIEL

A GABRIEL está presente nas redes sociais para você ter alcance as informações mais recentes de nossas ações. Veja também o nosso Blog.

Rua dos Andradas, 969
Indaiatuba - SP - Brasil
CEP: 13334-020

info@gabriel.org.br

+55 (19) 3801-2047