Conheça as obras premiadas na primeira edição do Salão de Humor sobre Doação de Órgãos de 2008.
A abertura do 1º Salão de Humor sobre Doação de Órgãos aconteceu no dia 27 de setembro de 2008 no Casarão Cultura do Pau Preto em Indaiatuba – SP, cidade sede do Instituto GABRIEL. A mostra permaneceu durante 4 meses e foi visitada por milhares de pessoas, incluindo alunos das escolas de ensino fundamental do município.
Desde 2008 foram realizadas inúmeras mostras, em diversas cidades, entre as quais Recife-PE durante o Congresso Brasileiro de Transplantes de Órgãos; Campinas-SP no saguão de entrada do Hospital de Clínicas da Unicamp que teve duração de 3 meses; em São Carlos durante SIPAT da planta da Volkswagen; São José do Rio Preto em evento do Hospital de Base em parceria com o shopping da cidade; em Indaiatuba-SP durante 4 anos consecutivos durante a abertura do Trote Solidário na Faculdade de Tecnologia FATEC em exposições para todos os alunos e corpo docente; além de várias mostras no Polo Shopping Indaiatuba, Shopping Jaraguá, entre outras.
Até 2021 as obras selecionadas e premiadas foram visualizadas por cerca de um milhão de pessoas!
Em 2008, quando começamos a conversar sobre a possibilidade de se realizar um salão de humor sobre doação de órgãos, tínhamos poucas expectativas de quais seriam os resultados. Contudo, no decorrer do desenvolvimento e da implantação do projeto passamos a vislumbrar o imenso potencial dessa iniciativa para a nossa missão de sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos. E estávamos certos!
A primeira edição, mesmo sem a força das redes sociais, como acontece hoje em dia, cruzou o país de norte a sul e atravessou fronteiras, onde se repercutiu a notícia da iniciativa. O sucesso estava garantido, tanto que desde então surgiram inúmeros convites para levar a exposição para várias cidades. Situação que se prolongou ao longo dos anos e ainda perdura.
Agora, retomamos o folego e partimos para a segunda edição. Desta vez, de forma virtual por ainda estarmos em meio à uma pandemia. Com a tecnologia como nossa aliada, poderemos aumentar o alcance dessa ação, sempre com o intuito de levar a chama da conscientização para todos que queiram recebê-la.
Parabenizamos a todos os artistas que aceitarem este desafio de ampliar o conhecimento sobre o tema, contribuindo através de sua arte para melhorar a cultura de doação de órgãos no país.
Usar o humor como uma ferramenta didática e pedagógica para a propagação de uma causa com grande impacto na vida das pessoas foi uma grata surpresa.
A repercussão do 1º Salão de Humor sobre Doação de Órgãos foi tão positiva entre os profissionais de saúde que deixou clara a superação da nossa dúvida inicial, nos dando a certeza de ser esta uma forma exitosa de levar as pessoas a refletir sobre o tema.
E como resultado surgiram diversos pedidos de autorização de uso das imagens pelas CIHDOTTs (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), pelos médicos transplantadores e pela OPOs (Organização de Procura de Órgãos).
Outro resultado positivo foi a exposição realizada no saguão de entrada do Hospital de Clínicas da UNICAMP-SP. Durante 3 meses as obras foram vistas por milhares de pessoas que puderam deixar seu depoimento registrado no livro de visitas da exposição. Citamos abaixo alguns deles:
“Parabéns!!! Brilhante, simplesmente brilhante. Sueli – Campinas-SP - 29/04/11”
“Me chamo Terezinha e sou da cidade de Taubaté. Vim fazer exames e me deparei com esta exposição linda e muito instrutiva. Parabéns a todos que fizeram esses quadros. Sou doadora de rim e sei muito bem o valor de uma vida. Parabéns! 14/04/11”
“Parabéns pelos belos trabalhos!!! Rosangela M.O. Zucca – Poços de Caldas – MG – 02/05/11
“Parabéns pelos trabalhos. Incríveis, todos; mas os meus preferidos são o da Rô Savassi (Divinos!!!!). O mundo precisa de doadores porque é no mundo que estão as filas de espera. Não é só no Brasil. Madalena – Pouso Alegre - MG – 30/04/11
O 1º Salão de Humor sobre Doação de Órgãos, realizado em 2008, teve uma excelente repercussão dentro e fora do país pelo seu caráter inovador. A inciativa foi amplamente divulgada em países como Austrália, Indonésia, Afeganistão, Polônia e EUA, dentre outros.
E para esta segunda edição, acreditamos que a abrangência será muito maior, pois a realidade digital atual é bem diferente. Hoje, a internet está muito mais globalizada e as redes sociais conectam pessoas e comunidades, democratizando a informação e o acesso aos mais diversos conteúdos.
Seguem algumas publicações que aconteceram no 1º Salão de Humor sobre Doação de Órgãos: