As Campanhas anuais são sempre realizadas em datas próprias e obedecem à programação estabelecida para cada assunto. As campanhas incluem a confecção de material informativo novo, divulgação nos meios de comunicação e marcam o início de nova fase de eventos e palestras.
Agosto - Início da implantação do projeto como política pública municipal. As unidades escolhidas em parceria com a Secretaria de Saúde como unidades “piloto” são as do Parque Corolla e Unidade de Saúde da Mulher no Jd. Morada do Sol. Foram confeccionados 10.000 folhetos informativos, 300 cartazes, 5 outdoors e 5 banners. Veja o projeto.
Iniciada em 27 de setembro com a abertura solene da campanha na Câmara Municipal de Indaiatuba foi realizada cerimônia de homenagem entre familiares de doadores locais e transplantados. Foram confeccionados 40.000 folhetos, 400 cartazes, 100 camisetas, 5 outdoors, 8 banners para uso permanente das principais unidades de saúde. O material informativo é distribuído entre unidades de saúde, hospitais locais, escolas e durante palestras e eventos. Veja página.
Realizada em parceria com a FATEC Indaiatuba e Hemocentro da UNICAMP a ação cadastrou no dia 14 de maio mais 131 novos doadores a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea. A ação fez parte do projeto “Trote Solidário Daí Bixo! Doação de Órgãos e Tecidos. Veja página.
Evento realizado em parceria com a FATEC-ID que adotou desde 2010, o incentivo à doação de órgãos e tecidos como característica do trote solidário aplicado aos novos alunos. Veja página.
Os calouros são recepcionados com uma pequena mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos e recebem informações através de palestra com conversa aberta com os Diretores da GABRIEL, onde suas dúvidas são esclarecidas no intuito de informar e sensibilizar o novo aluno.
Após as informações os alunos são convidados a multiplicar as informações recebidas através do seu envolvimento com a causa, propiciando agendamento de novas palestras e ações de sensibilização sempre acompanhadas pela GABRIEL.
Em 2011 cerca de 700 calouros participaram da ação apresentando o seguinte resultado:
Confecção de cerca de 1200 cartões do doador emitidos pelo BOS – Banco de Olhos de Sorocaba
Cadastramento de 131 novos doadores de medula junto ao REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula
Ações de sensibilização nos Supermercados Paguemenos, Carrefour, Sumerbol e Tenda.
As Campanhas são realizadas com a finalidade de esclarecer a população através da distribuição de material informativo e esclarecimentos individuais, bem como, confecção do Cartão do Doador do Banco de Olhos de Sorocaba.
Dia Internacional do Combate à Diabetes – Evento realizado em parceria com a Associação de Diabetes Sempre Amigos e Secretaria Municipal de Saúde.
Evento Ciclístico – Taça Ayrton Senna– Evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através do CEREST – Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador e Secretaria Municipal de Esportes.
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba– Evento aberto à comunidade oferecendo diversas atividades à população.
Circuito Cidadão – realização do SESI e EPTV em 08 de outubro com participação de cerca de dez mil pessoas que tiveram acesso à informações e serviços de saúde entre outros.
Dia Mundial de Segurança Alimentar – realizado em 14 de outubro na Pça Prudente de Moraes promovido pela Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Indaiatuba
Ação Global / Esporte e Cidadania – realização SESI e EPTV em 26 de novembro com participação de cerca de trinta mil pessoas que tiveram acesso à informações e serviços de saúde entre outros. Veja as fotos
Associação Filantrópica Assistencial São Francisco de Assis – participação em todos os eventos promovidos pela entidade assistencial com distribuição de material informativo, confecção do cartão do doador e sorteio de camisetas e calendários. Domingo Brasileiro em junho, Domingo Gaúcho em setembro e Domingo Mineiro em Novembro. Veja as fotos
Doação de Órgãos e Tecidos - As palestras são realizadas através de apresentação em Power Point contendo esclarecimento sobre Doação de Órgãos e Cadastramento de Doadores de Medula Óssea através da exibição de filmes e de esclarecimento das dúvidas dos ouvintes além de distribuição de material informativo. Ao final são sorteados brindes (camisetas, botons e calendários) entre os participantes. As palestras são solicitadas pelos interessados através de contato telefônico ou indicação da ABTO. Durante o exercício de 2011 participaram cerca de 1.500 pessoas.
CAMPI – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba – Início de turmas a cada semestre
Centro de Referência da Assistência Social - CRAS – Projeto Projovem
Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - Projeto Tesoura Mirim
Faculdade Anhanguera Indaiatuba – Incentivo à doação de órgãos e tecidos
Faculdade Anhanguera Indaiatuba – Prevenção de Malformações Congênitas na Semana Cientifica de Fisoterapia
Faculdade Anhanguera Campinas – aula magna para recepção de calouros Veja as fotos
Faculdade Max Planck
FATEC Indaiatuba – Palestras sobre doação de órgãos e Prevenção de Malformações Congênitas
FATEC Itú – Faculdade de Tecnologia Centro Paula Souza
Lions Clube do Brasil - Projeto Tesoura Mirim
Rotary Clube de Indaiatuba
A. Raymond Brasil Ltda
Projeto Mulheres em Ação
Pesquisa sobre Ácido Fólico na Prevenção de Malformações Congênitas – Realizada através de parceria com a FATEC Indaiatuba, através dos alunos da disciplina de Pesquisa e Análise de Mercado do curso de Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing. Com o objetivo de avaliar o grau de conhecimento da população de Indaiatuba sobre malformação fetal e a importância da vitamina B-9 para sua prevenção. Foram entrevistadas 1800 pessoas em Indaiatuba e região. Os resultados podem ser obtidos no site www.gabriel.org.br
Implantação de Protocolo Clínico para prevenção dos Defeitos do Fechamento do Tubo Neural – Início da implantação do protocolo clínico para introdução da vitamina B-9 (ácido fólico) para mulheres em idade reprodutiva, anterior à concepção. Foi escolhida como piloto para a implantação a unidade de saúde do Parque Corolla.
Rádio Jornal – Programa Rosa Chock – diversas datas
Rádio Jornal – Programa Ademar Braitt – diversas datas
Rádio CBN – Campinas - Jornalista Valter Sena
Rádio Vale do Paraíba – Jornalismo
Rádio Canção Nova – Jornalismo
Programa Conexão - Jornalismo Rio de Janeiro
Noite da Máfia Solidária – realizada pelo Rotary Indaiatuba Votura, o evento proporciona parte da renda da bilheteria para atender as necessidades de três entidades beneficentes. O Instituto GABRIEL foi uma das escolhidas e recebeu equipamentos de informática (computador , Wireless e Nobreak)
Venda de Calendários “Salão de Humor sobre Doação de Órgãos” – Elaborado pela Novartis Biociências com imagens cedidas do acervo do 1º Salão nacional de Humor sobre Doação de Órgãos do Instituto GABRIEL parte dos calendários recebidos como contrapartida são oferecidos à venda no início do ano. O material também é distribuído gratuitamente durante palestras e ações de saúde.
Curso de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde – Universidade Federal de Minas Gerais – Curso à distância realizado através de plataforma moodle do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais de Saúde no período de 28 de março a 29 de julho com carga horária de 100 horas.
I Fórum de Debates sobre Saúde Pública da RMC – realizado no dia 12 de agosto na PUC II Campinas.
Conferência Municipal de Saúde de Indaiatuba – realizado em 02 de julho no município de Indaiatuba para escolha de temas e indicação de delegados para a fase regional.
Conferência Regional de Saúde – realizado em 05 de agosto para debate dos assuntos aprovados na fase municipal e indicação dos delegados para a fase nacional.
Conferência Municipal em Segurança Alimentar – realizado em 14 de julho para escolha de temas e indicação de representantes para a fase estadual. Conferência Estadual em Segurança Alimentar – realizado em 22 de julho para aprovação dos temas municipais e indicação de delegados para a fase nacional.
Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011 – Os projetos “Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos” e “Trote Solidário e a Doação de Órgãos e Tecidos” receberam a certificação em 23 de setembro e passaram a compor o Banco de Tecnologias Sociais do Banco do Brasil.
Veja mais detalhes
Apoio Financeiro - No ano de 2011 tivemos como apoiadores financeiros aos projetos, as empresas abaixo relacionadas:
Exsa Incorporações - Faculdades Max Planck – Polis Educacional - HAOC Saúde - Hospital Santa Ignês - Instituto Thompson - Laboratório de Análise Clínicas Dra. Edna Jaguaribe - Novartis Biociências - Portobello Shopp - Relthy Cápsulas Moles - upermercados Paguemenos - Unimed Campinas
Apoio em projetos, campanhas e/ou logística
ABTO – Associação Brasileira de Transplantes - Atenas Assessoria Contábil - BOS – Banco de Olhos de Sorocaba - Exprint Cartuchos - FATEC Indaiatuba – Centro Paula Souza - GFB Soluções em TI - KPME Marketing e Eventos - Secretaria de Saúde de Indaiatuba - Fundação Pró-Memória de Indaiatuba - Serviço de Procura de Órgãos da Unicamp - Valdir de Carvalho Produções Artísticas
As Campanhas anuais são sempre realizadas em datas próprias e obedecem à programação estabelecida para cada assunto. As campanhas incluem a confecção de material informativo novo, divulgação nos meios de comunicação e marcam o início de nova fase de eventos e palestras.
III Campanha Municipal de Prevenção dos Defeitos do Tubo Neural
- Semana de 8 de março e semana do Dia das Mães
Realizada nos meses de março e maio com distribuição de folhetos e cartazes nas unidades básicas de saúde, hospitais, clínicas, comércio e escolas.
Firmada a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba para implantação de protocolo clínico para a indicação da prescrição da vitamina B-9 ou ácido fólico, direcionado para mulheres em idade reprodutiva e que façam uso da rede pública de saúde do município.
No ano de 2011 e após a implantação efetiva na rede pública o procedimento deverá ser estendido na rede particular de saúde.
XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos
– Semana de 27 de setembro
Iniciada em 30 de setembro com a abertura solene da campanha na Câmara Municipal de Indaiatuba com presença de autoridades, imprensa e convidados com a realização de cerimônia de homenagem entre familiares de doadores locais e transplantados e apresentação do material de divulgação da campanha. Foram confeccionados 30.000 folhetos, 300 cartazes, 5 outdoors, 400 botons comemorativos do 10º ano de existência da organização.
III Campanha Municipal de Incentivo ao Cadastramento de Doadores de Medula Óssea
– Semana de 1º de outubro
Iniciada em 30 de setembro com a confecção de 30.000 folhetos explicativos, 300 cartazes, 5 outdoors, banners, e início de ciclo de palestras.
1º Trote Solidário da FATEC- ID
Indaiatuba, Centro Paula Souza
Evento realizado em parceria com a FATEC-ID que adotou, a partir desta experiência, a doação de órgãos e tecidos como característica do trote solidário aplicado nos novos alunos.
Os calouros foram recepcionados com uma pequena mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos e receberam informações através de palestra com conversa aberta com os Diretores da GABRIEL, onde suas dúvidas foram esclarecidas no intuito de informar e conscientizar o novo aluno.
Após as informações os alunos foram convidados a multiplicar as informações recebidas através do seu envolvimento com a causa, propiciando agendamento de novas palestras que são sempre ministradas pela GABRIEL.
Foram recepcionados 320 calouros, confeccionados cerca de 500 Cartões do Doador em parceria com o BOS – Banco de Olhos de Sorocaba e realizadas diversas palestras a partir do agendamento feito pelos alunos.
A equipe vencedora do curso de Logística recebeu como premiação da comissão do Trote Solidário da FATEC, jantar na Churrascaria Jatobá.
As Campanhas são realizadas com a finalidade de esclarecer a população através da distribuição de material informativo e esclarecimentos individuais, bem como, confecção do Cartão do Doador do BOS - Banco de Olhos de Sorocaba.
Clube Nove de Julho
– Evento realizado por empresários locais em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Dia Internacional do Combate à Diabetes
– Evento realizado em parceria com a Associação de Diabetes Sempre Amigos e Secretaria Municipal de Saúde.
Venturus Centro de Inovação Tecnológica
– Evento realizado em parceria com o BOS e em conjunto com o Hemocentro da UNICAMP durante a realização da Campanha de Doação de Sangue junto aos funcionários da empresa.
Volkswagen do Brasil – unidade de São Carlos
– Evento realizado junto aos funcionários dos 3 turnos da empresa que também recebeu a 2ª Mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos com obras do acervo da GABRIEL.
Evento Ciclístico – Taça Ayrton Senna
– Evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através do CEREST – Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador e Secretaria Municipal de Esportes.
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
– Evento aberto à comunidade oferecendo diversas atividades à população
Ação Total
– Evento organizado pela Prefeitura de Indaiatuba que oferece diversos serviços à população tais como confecção de documentos e informações sobre saúde, habitação, cidadania, etc.
Associação Filantrópica Assistencial São Francisco de Assis
– Participação em todos os eventos promovidos pela entidade assistencial com distribuição de material informativo, confecção do cartão do doador e sorteio de camisetas e calendários.
Domingo da Mama em Maio, Domingo Brasileiro em Junho, Domingo Gaúcho – Setembro e Domingo Mineiro – Novembro
Doação de Órgãos e Tecidos
As palestras são realizadas através de apresentação em Power Point contendo esclarecimento sobre Doação de Órgãos e Cadastramento de Doadores de Medula Óssea através da exibição de filmes e de esclarecimento das dúvidas dos ouvintes além de distribuição de material informativo. Ao final são sorteados brindes (camisetas, botons e calendários) entre os participantes. As palestras são solicitadas pelos interessados através de contato telefônico ou indicação da ABTO. Durante o exercício de 2010 participaram cerca de 1.200 pessoas.
3º Encontre-se da FATEC – Hotel San Raphael de São Paulo
Caixa Econômica Federal – Agência Centro Indaiatuba
CAMPI – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba – Início de turmas a cada semestre
Centro de Referência da Assistência Social - CRAS – Projeto Projovem
Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - Projeto Tesoura Mirim
Faculdade Anchieta – Jundiaí
Faculdade Anhanguera – Indaiatuba – várias turmas
Faculdade Max Planck
FATEC – Faculdade de Tecnologia Centro Paula Souza
Lions Clube do Brasil - Projeto Tesoura Mirim
Mann+Humell do Brasil
Rotaract Clube de Indaiatuba
SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba
Pesquisa sobre Doação de Órgãos
– Realizada através de parceria com a FATEC Indaiatuba, através dos alunos da disciplina de Pesquisa e Análise de Mercado do curso de Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing e SPOT Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da Unicamp. O objetivo primário da pesquisa é identificar quais as barreiras que dificultam as pessoas de se tornarem doadoras de órgãos. Foram entrevistadas 3200 pessoas em 27 municípios e os resultados podem ser obtidos no site, clique aqui para conferir.
Implantação de Protocolo Clínico para prevenção dos Defeitos do Fechamento do Tubo Neural
– Formalização junto à Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba de implantação do protocolo clínico para introdução da vitamina B-9 (ácido fólico) para mulheres em idade reprodutiva, anterior à concepção. Atualmente a recomendação é feita apenas durante o pré-natal.
Programa Papo de Mãe – TV Brasil – 26 de dezembro
Programa EPTV Comunidade – EPTV - Transplante de Medula Óssea
Programa Dárcio Arruda – TV + – 12 de julho
Rádio Jornal – Programa Rosa Choc – diversas datas
Rádio Jornal – Programa Ademar Braitt – diversas datas
Rádio CBN – Campinas – Jornalista Valter Sena - diversas datas
Rádio Vale do Paraíba – Jornalismo
Rádio Rainha do Sol Indaiatuba- diversas datas
2ª Noite Beneficente do Flash Back – 24 de julho no Espaço Deck em Indaiatuba
Peça Teatral “Adão e Eva – Tempo de Viver” – Apresentação no Teatro Deco-20 em 20 de outubro.
III ENCIHDOTT – Encontro Nacional de Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes realizado no Royal Palm Plaza de Campinas nos dias 24 e 25 de novembro sob patrocínio do Sistema Nacional de Transplantes e organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein
Apoio Financeiro
- No ano de 2010 tivemos como apoiadores financeiros aos projetos, as empresas abaixo relacionadas:
Faculdades Max Planck – Polis Educacional - HAOC Saúde - Hospital Santa Ignês - Instituto Thompson - Laboratório de Análise Clínicas Dra. Edna Jaguaribe - Marquinhos Tintas - Milani Terraplanagem - MTR Martiterra - Novartis Biociências - Portobello Shopp - Relthy Cápsulas Moles - Supermercados PagueMenos - Unimed Campinas
Apoio em projetos, campanhas e/ou logística
ABTO – Associação Brasileira de Transplantes - Atenas Assessoria Contábil - BOS – Banco de Olhos de Sorocaba - Exprint Cartuchos - FATEC Indaiatuba – Centro Paula Souza - GFB Soluções em TI - Glaz Assessoria - Soluções em Vidros - KPME Marketing e Eventos - Secretaria de Saúde de Indaiatuba - Serviço de Procura de Órgãos da Unicamp - Valdir de Carvalho Produções Artísticas
O nosso envolvimento com a saúde não se restringe tão somente as áreas de atuação propostas em nosso estatuto. Abaixo seguem algumas das atividades paralelas desenvolvidas.
Colaboração com a criação de algumas leis municipais para o fortalecimento de questões como: inserção de campanhas de incentivos à doação de órgãos e tecidos e de saúde da mulher no calendário oficial do município de Indaiatuba.
Contribuição na elaboração das seguintes leis municipais:
Lei nº 4911 de 09/05/2006 que altera dispositivos da Lei 4214 de 25/06/2002 que institui política municipal de incentivo à doação de sangue, órgãos e tecidos;
Lei nº 5015 de 13/11/2006 que estabelece a obrigatoriedade da constituição de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes em Hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 60 leitos.
Lei nº 5.339 de 30/04/2008 que institui no município a Campanha para prevenção de má formação do tubo neural e anencefalia.
Lei nº 5.568 de 27/05/2009 que dispões sobre a instituição e implantação do Dia Municipal para Incentivo e Cadastramento de Doadores de Medula Óssea.
Lei nº 5.658 de 28/10/2009 que altera o art. 3º da Lei 2.957 de 11/096/93 que autoriza o executivo municipal a custear as despesas de funeral de doadores de órgãos.
Lei nº 5.752 de 10/05/2010, que dispõe sobre o atendimento preferencial e prioritário aos doadores de órgãos humanos e tecidos humanos em estabelecimentos comerciais, bancários, de serviços e similares do município.
Participação dos diretores da organização como membros do Conselho Municipal de Saúde e como comissários da CIST – Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador que norteia as ações propostas pelo CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
Criação da CIDOTI – Comissão Intersetorial de Doação de Órgãos e Tecidos de Indaiatuba. A partir de aprovação do Conselho Municipal de Saúde foi criada a referida comissão que envolve diversos segmentos da sociedade civil que irão atuar como controle social das ações necessárias ao desenvolvimento do incentivo à doação e sistema de captação de órgãos no município.
Participação em diversos grupos de trabalho desenvolvidos pelo serviço público de saúde
Criação da célula de Indaiatuba do projeto Parceiro Social que tem como objetivo a formação de rede de cooperação entre as diversas entidades filantrópicas do município.
Participação de seus Diretores como Conselheiros Municipais de Saúde no período de 2010 a 2013.
O Lançamento da campanha ocorreu no início de março e estendendo-se durante o ano através de palestras e distribuição de material elucidativo nas Unidades Básicas de Saúde e Consultórios Particulares e Convênios.
Aconteceu no dia 18/06/2009 na Zoff Club de Indaiatuba.
Aconteceu no dia 27/08/2009 no Instituto Deco20 em Indaiatuba.
Aconteceu no dia 27/09/2009 na praça Prudente de Moraes em Indaiatuba.
A GABRIEL recebeu convite através da ABTO para levar a mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos para o Congresso que aconteceu em Recife – PE entre 13 e 16 de outubro.
A Campanha aconteceu no SESI de Indaiatuba no dia 28/11/2009. Com a iniciativa da GABRIEL junto com aAMEO de São Paulo em parceria com o SESI, Prefeitura de Indaiatuba e Câmara Municipal de Indaiatuba, mobilizando toda a sociedade.
CAMPANHA DE CADASTRAMENTO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA EM INDAIATUBA FOI UM SUCESSO
Dentro da programação da X Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos que tem sua data oficial em 27 de setembro, a GABRIEL – Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural e a AMEO – Associação de Medula Óssea promoveram no último dia 20 de setembro no SESI, a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea.
O resultado garantiu o cadastramento de 620 doadores junto ao REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula.
Apesar da chuva que caiu sobre a cidade no dia 20/09, os doadores compareceram imbuídos de solidariedade e fizeram seu cadastro.
Essa atitude poderá garantir a chance de vida de pacientes portadores de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes, que podem ser assim classificadas:
Doenças Onco-hematológicas: Leucemias agudas e crônicas, Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin, Mieloma Múltiplo e Síndrome Mielodisplásica (SMD).
Doenças Hematológicas: Aplasia Medular ou Anemia Aplástica Severa, Anemia de Fanconi, Hemoglobinapatias (Anemia Falciforme e Talassemia) e Hemoglobinúria Paroxística Noturna.
Imunodeficiências: Congênitas ou primárias e secundárias
Existem hoje no país cerca de 760.000 cadastros ativos junto ao REDOME o que é muito pouco para atender a demanda de pacientes em espera. A chance de se encontrar um doador dentro da família é muito reduzida, apenas 25% de probabilidade entre irmãos. Por isso 70% dependem de doadores não-aparentados, onde essa chance passa a ser de até uma em um milhão.
Segundo a coordenação do evento o número registrado é bastante significativo, uma vez que é a primeira vez no país que se realiza uma campanha onde a mobilização aconteceu somente através da conscientização da população. Em geral as campanhas são vinculadas a um paciente específico e portanto há maior apelo emocional e envolvimento das famílias e da comunidade em prol daquele indivíduo.
Por isso, a campanha de Indaiatuba se destacou pela solidariedade incondicional.
Outra festa à parte foi o conjunto de pessoas envolvidas na organização do evento. Indaiatuba recebeu mais de 60 voluntários vindos de São Paulo, Jagariúna e Itatiba, além dos voluntários da GABRIEL, alunos das Faculdades Anhanguera e Max Planck, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e funcionários do SESI.
Parceiros importantes como a Indalab, Nutrin, Tribuna de Indaiá, Viação Guaianazes, Drogasil, Flaneg, Indaiá Papelaria, Coffee Service, Rotisserie Veneza, Unipolo, Castelinho Bar & Cia. e Sanare, também fizeram a diferença para o sucesso do evento. Cada um a sua maneira, fizeram a sua parte! E a vida, agradece!
Para quem não conseguiu se cadastrar durante a campanha em Indaiatuba, ainda deseja faze-lo e mora ou trabalha próximo de nossa na região, basta se dirigir-se ao Hemocentro da UNICAMP, Rua Carlos Chagas, 480 em Campinas.
Informações sobre horários ligue: 0800-722 8432, (19) 3521-8705 ou
visite o site http://www.hemocentro.unicamp.br/
IX CAMPANHA NACIONAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM INDAIATUBA
.
A GABRIEL em conjunto com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Câmara Municipal de Indaiatuba, e do fraterno apoio da ABTO, realizaram pela segunda vez em Indaiatuba a IX Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos entre os dias 27 e 29 de setembro de 2007 .
Segundo dados fornecidos pela ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos o país atingiu a marca de 70.000 pacientes aguardando na fila de espera por um transplante frente aos 17.000 transplantes realizados no ano de 2006.
Isso representa um número muito abaixo do necessário visto que a oferta de doações é de apenas, 5,4 doadores por milhão de população (pmp), só no primeiro semestre deste ano. O número representa menos de 25% da lista de espera.
A queda no número de doadores vem aumentando gradativamente nos últimos 3 anos , fazendo com que cada vez menos pacientes consigam realizar o transplante que poderá garantir uma chance de vida para eles.
De acordo com dados da ABTO, esta é a primeira vez, desde 1980, quando tiveram início os programas de transplantes hepáticos, em que foi registrada uma queda de 14% nos transplantes de fígado, passando de 5,5 pmp para 4,8 pmp. O transplante de córnea registrou uma queda de 6% depois de vários anos de crescimento. Já os transplantes renais permaneceram estáveis (98%), enquanto os transplantes de coração (86%) e de pâncrea-rins (95%) continuam caindo.
Esses dados refletem a falta de investimento no incentivo ao desenvolvimento de campanhas maciças que levem esclarecimento a população aliado a falta de comprometimento de grande parte dos Hospitais a se adequarem a nova legislação divulgada pelo Ministério da Saúde que prevê a obrigatoriedade da formação e manutenção das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos.
Essas comissões, em muitos casos, foram formadas apenas no papel, sendo que não existem de fato e que portanto não desenvolvem o trabalho efetivo a que se propuseram. É importante que os profissionais de saúde se conscientizem de que eles são fundamentais para que os transplantes efetivamente aconteçam.
Em Indaiatuba a realidade não é diferente e portanto é hora de arregaçarmos as mangas e trabalharmos para ajudar a modificar esses números, afinal muitos desses pacientes encontram-se em nosso município e região.
Indaiatuba pela primeira vez em sua história, participa da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos
.
Entre os dias 27 e 30 de setembro de 2006, o município de Indaiatuba – SP, participou pela primeira vez da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, em sua 8ª edição. Por iniciativa do Instituto GABRIEL – Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural, organização não governamental que atua desde 1999 e com o apoio da Prefeitura, através do Prefeito Sr. José Onério, Câmara Municipal e Empresas locais, a Campanha distribuiu 130.000 folhetos explicativos que foram distribuídos na praça de pedágio local, unidades de saúde, hospitais, shopping e comércio.
Durante a abertura que aconteceu na Câmara Municipal, contamos com a presença das seguintes autoridades: Dr. Luiz Carlos Chiaparine, Secretário de Saúde, Sr. Maurício Baroni, Presidente da Câmara, Dr. Túlio José Tomass do Couto, médico e vereador. Esteve presente à abertura o Dr. Helder José Lessa Zambelli, coordenador da OPO-UNICAMP que falou sobre a situação dos transplantes no país.
Na mesma oportunidade, a presidente da GABRIEL, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, anunciou o resultado de pesquisa elaborada por alunos da Faculdade UNOPEC que entrevistaram 1290 pessoas da cidade sobre suas principais dúvidas e receios sobre esse tema. Esses dados servirão para nortear os próximos passos da CDOTI - Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos de Indaiatuba, formada por membros indicados dos Hospitais locais, da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, APM, OAB e do Instituto GABRIEL.
Em momento emocionante ao som do Coral dos alunos do Colégio Objetivo e dando início a um ato inter-religioso, foram prestadas homenagens ao Sr. Izaltino Correia de Toledo Neto, doador vivo de fígado, não relacionado, que recebeu flores de sua receptora, Da. Raquel Ambiel, transplantada de fígado, ambos recém operados no Hospital Albert Einstein em S.Paulo.
Fazendo parte ainda da programação, foram realizadas palestras dirigidas à população e aos profissionais de saúde, com apresentação do Sr. Edil Vidal, Administrador do Banco de Olhos de Sorocaba, Dr. Adriano Fregonezi da UNICAMP, Dr. Marcelo Pinelli, nefrologista e intensivista, Dr. Luiz Antonio da Costa Sardinha e Dr. Venâncio Pereira Dantas Filho, neurologistas da UNICAMP.
Para o encerramento da Campanha no dia 30 de setembro, a população se uniu para uma “Caminhada pela Vida”, nas ruas centrais da cidade, para lembrar a todos sobre a importância desse ato de amor e solidariedade que salva vidas.
A união de todos e principalmente à equipe organizadora formada pelas enfermeiras, Josiane Freire, Maria Elidia Picarelli, Lucilene Codato, Rita de Cassia Vaz e Dr. Tulio J. Tomass do Couto, Prof. Virgilio Panzetti, Maria Inês Carvalho e Valdir de Carvalho, tornaram possível a realização desse importante evento, que inicia uma nova fase em Indaiatuba, fazendo com que a cidade passe a fazer parte do movimento de solidariedade, tornando-se, como lembra o logotipo da campanha deste ano, mais uma peça do imenso “quebra-cabeça” da união de todos pela melhoria da condição dos transplantes em nosso país.