Nossos programas, projetos e ações são realizados de forma totalmente gratuita para a população e estão completamente alinhados aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU:
Nossos programas e projetos são:
O programa Embaixador da Chama pretende preparar cidadãos comuns interessados a compreenderem e atuarem pela causa da doação de órgãos no país, levando a chama da conscientização na sua comunidade e além. Trata-se de uma tecnologia social cujo intuito é sensibilizar e conscientizar o maior número possível de pessoas para a causa da doação, pensando globalmente e agindo localmente.
Saiba mais sobre o programa Embaixador da Chama clicando aqui.
A exposição das obras é realizada desde 2008 com a finalidade de transmitir, por meio do humor, mensagens positivas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. São centenas de obras distribuídas em 4 categorias: cartuns, charges, HQ e caricatura. O programa prevê que sejam realizadas três mostras anuais e é certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.
O Instituto GABRIEL é o principal responsável pelo movimento Setembro Verde na cidade de Indaiatuba-SP. Partindo da máxima do “pensar global, agir local” é nossa contrapartida com a nossa cidade sede. Por meio deste programa interagimos, testamos e criamos anualmente ações que levam a doação de órgãos e tecidos para nosso entorno. A partir do Setembro Verde, desenvolvemos também o ativismo, o voluntariado, cultura de doação e a cidadania local.
O projeto Sangue Cidadão tem como objetivo ampliar o número de doadores de sangue por meio da realização de palestras sobre esse tema. Também divulgamos em nossas redes sociais a necessidade da doação de sangue para atender campanhas emergenciais e administramos o grupo de Whatsapp “Sangue Cidadão – Unidos pela Vida”, destinado a fornecer datas de campanhas e informações relevantes sobre o assunto.
Faça parte do nosso grupo clicando aqui.
Em parceria com o Hemocentro da Unicamp este projeto é voltado para incentivar o cadastramento de doadores de medula óssea junto ao REDOME – Registro de Doadores de Medula Óssea administrado pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde. As campanhas acontecem dentro de faculdades e empresas.
Tem por objetivo principal alertar a população sobre a importância da prevenção de doenças simples e controláveis como diabetes, hipertensão e obesidade que podem transformar-se em doenças renais crônicas. Com o controle dessas doenças, deverá ocorrer diminuição de pessoas dependentes de Terapia Renal Substitutiva (diálise) e por consequência diminuição da fila de espera por transplante renal.
Nosso programa “Prevenção de Hepatites Virais” pretende disseminar informações relevantes sobre todos os tipos de Hepatites Virais por meio de palestras, campanhas e ações em locais de alta circulação de pessoas.
O objetivo é alertar a população feminina sobre a importância da ingestão do ácido fólico anterior à concepção como forma de prevenção de malformações congênitas, além de informar sobre a importância da boa alimentação por meio de ingestão de alimentos ricos em vitamina B9 (ácido fólico).
O Trote Solidário tem como objetivo transformar a prática do trote violento em ações de cidadania capazes de contribuir na formação de valores dos universitários. A doação de órgãos e tecidos é o tema escolhido para a aplicação desta Tecnologia Social que é certificada pela Fundação Banco do Brasil.