Como tudo começou


Maria Inês e
Valdir de Carvalho

-
Fundadores do
Instituto GABRIEL
Conheça o Instituto Gabriel

O Instituto GABRIEL é uma organização social sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem à Gabrielle de Azevedo Carvalho, que nasceu com anencefalia (ausência de cérebro), no dia 24 de maio de 1998. Gabrielle foi o segundo bebê do casal Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho e Valdir de Carvalho a apresentar esta malformação congênita. Pois, 10 anos antes eles já haviam perdido uma outra filha em decorrência do mesmo problema.
Maria Inês e Valdir optaram por manter a gestação de Gabrielle até o final para, após o seu nascimento e seu inevitável falecimento, efetuar a doação de seus órgãos na tentativa de ajudar crianças que aguardavam por um transplante.
Entretanto, a doação não pôde acontecer em virtude de uma omissão na lei brasileira em vigor naquela época, que não previa a doação de órgãos de bebês portadores de anencefalia.
O Instituto GABRIEL iniciou, então, o seu trabalho para que a normatização dessas doações acontecesse. O que só se concretizou parcialmente, uma vez que ainda não atende por completo às necessidades, em 02 de março de 2007, com uma portaria do Ministério da Saúde.
No decorrer dos anos, o Instituto GABRIEL se especializou em desenvolver projetos para o incentivo à doação de órgãos e tecidos, como também, de prevenção das malformações congênitas e das principais causas de doenças que levam ao transplante.
Todos os artistas, amadores e profissionais, estão convidados para participar com sua criatividade, através do humor gráfico, deste 2° Salão de Humor Sobre Doação de Órgãos.

Nosso objetivo é que a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos atinja o máximo de pessoas possível e o humor gráfico é uma forma lúdica, didática e leve de informar e sensibilizar pessoas.

Além disso, sua participação será premiada. Em cada categoria (cartum e charge) serão oferecidos prêmios de 1000 reais para os primeiros lugares e de 500 reais para os segundos lugares.

Também teremos o prêmio especial Biometrix Diagnóstica, de 1000 reais.

Navegue neste site antes de participar e conheça nosso trabalho e seu propósito!

Mario Mastrotti
-
Presidente do Salão
de Humor sobre
doação de órgãos

O que é um salão de humor?

Os Salões de Humor são concursos de humor gráfico com prêmios em dinheiro. O mais conhecido dos salões nacionais é o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, fundado em 1974.

Estes salões possuem categorias de premiação como cartum, charge, caricatura e tiras.

Sua temática é livre ou pode ter uma categoria voltada para um tema específico.

Existem também os salões temáticos e o nosso salão é um deles, voltado especificamente para um tema dentro da área da saúde, a doação de órgãos!

Nosso objetivo é que a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos atinja o máximo de pessoas possível, e o humor gráfico é uma forma lúdica, didática e leve de informar e sensibilizar pessoas.

Regulamento e Inscrição

Saudações bem-humoradas para você que pratica alguma forma de humor gráfico.
O 2° Salão de Humor sobre doação de órgãos precisa da sua participação para conscientizar todo o país sobre este ato de amor ao próximo, que pode salvar até 8 vidas por pessoa doadora.
Ajude-nos com seu talento a diminuir as filas de transplantes de órgãos e multiplicar a cultura da doação através do humor gráfico.
Sua participação pode salvar vidas!
Contamos com você!

Júri de premiação

Conheça os jurados
Nosso corpo de jurados é formado por profissionais de saúde que atuam diretamente no processo de captação e transplantes de órgãos no país. Eles trarão suas visões de como o humor gráfico poderá impactar melhor a sociedade, sensibilizando a todos e conscientizando sobre a importância da doação de órgãos e tecidos como um ato de solidariedade que salva vidas.

Clique em cada foto para conhecer nosso júri
(Alexandro Andreoli)
(Bruno Deltreggia Benites)
(Gustavo Fernandes Ferreira)
(João Luiz Erbs Pessoa)
(Lucio Filgueiras Pacheco Moreira)
(Marilda Mazzali)
(Tadeu Thome)
(Walter Duro Garcia)
(Helder José Lessa Zambelli)
(Marcelo Mion)

Conheça o 1º Salão

O 1º Salão Nacional de Humor Sobre Doação De Órgãos foi criado em 2008 por Mário Mastrotti, Maria Inês Toledo de A. Carvalho e Valdir de Carvalho. O trio formava a parceira perfeita, um cartunista com vivência em salões de humor e dois ativistas da causa sobre doação de órgãos. A ideia era falar sobre esse tema ainda considerado “tabu” pela maioria das pessoas, com leveza e humor, usando a imagem para causar o primeiro impacto e depois passar a mensagem. E deu certo! Foram mais de 200 obras que fazem parte do acervo do 1º Salão.
PREMIADOS
O EVENTO
EXPOSIÇÕES
DEPOIMENTO
DA DIREÇÃO
REPERCUSSÃO
NA SAÚDE
REPERCUSSÃO
NA IMPRENSA

Visite o 2º Salão

CARTUM
CHARGE
O 2° Salão de Humor sobre Doação de Órgãos já está no ar para que você possa conhecer melhor a cultura da Doação de Órgãos no Brasil.

Nesta segunda edição, são apresentadas duas categorias: Cartum e Charge. Os Cartuns dão a cada visitante uma visão ampliada do tema doação de órgãos e tecidos. As Charges, através de um humor mais crítico, nos suscitam iniciativas e sugestões para aprimorar o Sistema Nacional de Doação e Transplantes de Órgãos.

Aprecie a sua vista!

Curta, compartilhe e divulgue o nosso salão!

Conheça a equipe que faz o Instituto GABRIEL funcionar como um reloginho.

Bruno
Carol
Emerson
Leo
Maria Inês
Mario Mastrotti

Área dos jurados



Patrocinadores e apoiadores

Se você tem uma empresa ou é representante de Marketing / Responsabilidade Social da sua organização e pretende associar sua marca ao 2o Salão de Humor sobre doação de órgãos, envie e-mail para bruno@gabriel.org.br